CAMPANHA

Câmara realiza Sessão Solene de abertura do Outubro Rosa 2022

Sessão Solene de início da Campanha Outubro Rosa 2022
Sessão Solene de início da Campanha Outubro Rosa 2022 (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na noite desta terça-feira (27/09), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene de abertura da Campanha do Outubro Rosa 2022, no Plenário Otávio Rocha. A proponente foi a vereadora Mari Pimentel (NOVO), procuradora Especial da Mulher.

Em seu discurso, a proponente reforçou o fato de Porto Alegre ter o maior número de mulheres dentre as Câmaras das capitais brasileiras, com onze vereadoras; e que esta representatividade deve ajudar a reverter o lugar de sexta capital com maior incidência de câncer de mama. “Nós sabemos que hoje, o câncer de mama, 95% com o diagnóstico precoce, ele consegue ser revertido”, declarou Mari. 

A presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), Maira Caleffi, falou da importância da Campanha do Outubro Rosa.  “O IMAMA não pode nunca sair desta Casa. Ele precisa estar no primeiro dia, no primeiro ato, e continuar sempre. Porque, afinal de contas, Porto Alegre sempre foi e ainda será uma das cidades na América Latina onde existem mais câncer de mama. E isso não vai mudar. O que nós já conseguimos mudar é a mortalidade. Então, isso já o suficiente; porque essas vitoriosas que vão pra rua, que mostram a sua cara, ‘eu tive câncer e me curei’, são uma inspiração para tantas outras mulheres fazerem os seus exames”, apontou Maira.

Saiba mais

O Outubro Rosa é o mês que alerta sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, representando quase 30% dos casos registrados em 2020, o que corresponde a mais de 66 mil novos casos da doença. Por isso, anualmente, o poder público e entidades da sociedade civil organizada realizam a Campanha do Outubro Rosa, a fim de compartilhar informações, promover a conscientização, aumentar os serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, bem como reduzir a mortalidade pela doença.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)