Presidência

Câmara realizará audiências descentralizadas sobre segurança

Com o apoio da Brigada Militar, encontros terão como referência a localização dos 1º, 9º, 11º, 19º, 20º e 21º BPM.

Presidente CMPA, Valter Nagelstein, recebe vereadora Comandante Nádia e o Comandante de Policiamento da Capital, Coronel Jefferson de Barros Jacques.
Coronel Jefferson Jacques, Valter Nagelstein e Comandante Nádia definiram seis audiências no primeiro semestre (Foto: Candace Bauer/CMPA)

A Câmara Municipal realizará seis audiências públicas descentralizadas sobre segurança, tendo como referência geográfica a localização do 1º, 9º, 11º, 19º, 20º e 21º Batalhões de Polícia Militar. Serão dois encontros em abril, dois em maio e dois em junho. A estratégia foi definida na manhã desta sexta-feira (23/2), em reunião entre o presidente Valter Nagelstein (PMDB), a vereadora Comandante Nádia (PMDB) e o coronel Jefferson de Barros Jacques, comandante de Policiamento da Capital.

O objetivo das audiências, conforme Nagelstein, é que o Legislativo mobilize as comunidades para ajudar as forças policiais na segurança pública. Sugerindo a criação de grupos pelo aplicativo whatsapp, disse que a intenção é formar redes de apoio regionalizadas. “Não quero que este seja um instrumento de demagogia política, mas que traga resultados práticos para a cidade. A sociedade precisa da Brigada Militar, e a Brigada Militar precisa da sociedade.”

A vereadora Nádia destacou que a Brigada Militar já está presente nas comunidades, mas que falta o poder público agir para contribuir com a segurança. A partir das audiências, destacou, o Legislativo poderá identificar os principais problemas, como falta de iluminação, e cobrar medidas do Executivo a fim de colaborar com a ação das forças de segurança.

O coronel disse que irá trabalhar na difusão da intenção da Câmara para a corporação e solicitar a indicação de locais para a realização das reuniões. Destacou ainda a necessidade de a ação trazer aspectos práticos para a BM, visto que a corporação já está presente nas comunidades. “As pessoas geralmente não têm comprometimento para levar adiante as ações. Depois a comunidade cobra da Brigada. Mas o Legislativo pode conseguir neutralizar estes problemas.” 

Seminário

O coronel Jacques também será um dos palestrantes do seminário sobre segurança pública, que deve ocorrer na primeira quinzena de julho na Câmara. O encontro, sugerido por Nagelstein e pela vereadora Comandante Nádia, será organizado pela Escola do Legislativo. Também está prevista para o segundo semestre a realização de um seminário sobre urbanismo.

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:audiências públicasBrigada Militarsegurança pública