Presidência

Câmara recebe convite para 6ª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa

Baba Diba Iyemonja, entre Delegado Cleiton (e) e Alberto Kopittke Foto: Francielle Caetano
Baba Diba Iyemonja, entre Delegado Cleiton (e) e Alberto Kopittke Foto: Francielle Caetano
O presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Alberto Kopittke (PT), recebeu a visita do coordenador estadual da Rede Nacional de Religião Afro-brasileira de Saúde, Baba Diba Iyemonja, na tarde desta segunda-feira (13/1), no Gabinete da Presidência. No encontro, acompanhado pelo vereador Delegado Cleiton (PDT), o parlamentar recebeu o convite, em nome do Legislativo, para o seminário Políticas Públicas como Estratégia de Combate à Criminalização da Intolerância Religiosa e Racismo e para a 6ª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa.

Os dois eventos serão realizados na Capital no dia 21 de janeiro. O seminário ocorrerá das 9h às 14h, no auditório do Sindisprev (Leonardo Truda, 40 – 12º andar). Já a marcha terá concentração a partir das 16h no Largo Glênio Peres, seguindo em direção à Usina do Gasômetro. “Como bandeira de luta, temos uma proposta concreta. Queremos a criação de uma delegacia especializada no combate à intolerância religiosa e ao racismo. Esses atos criminosos não afetam apenas o povo negro, pois temos visto forte atuação de grupos skinheads no Estado”, ressalta.

Em nome do Comitê do Povo de Terreiro, Baba Diba também pediu o apoio da Câmara para que Porto Alegre realize uma conferência municipal. “O evento é preparatório para a conferência estadual, que acontecerá de 20 a 23 de março”. Segundo ele, vários municípios já estão organizando encontros. “Queremos agilizar a burocracia necessária para que se publique o decreto chamando a conferência em nossa Capital”, explica.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)