INSTITUCIONAL

Câmara recebe estudantes em parceria com o TRE na Feira do Livro

  • Escola do Legislativo em parceria com a Escola do Judiciário Eleitoral utiliza o estande da Câmara Municipal na Feira do Livro para realizar atividades com estudantes.
    Estudantes tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)
  • Escola do Legislativo em parceria com a Escola do Judiciário Eleitoral utiliza o estande da Câmara Municipal na Feira do Livro para realizar atividades com estudantes. Na foto, o presidente do TRE-RS, Voltaire de Lima Moraes, acompanha a atividade.
    Evento foi promovido em parceria com o TRE (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

Na tarde desta sexta-feira (8/11), a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu o evento Programas de Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RS), na 70ª edição da Feira do Livro da Capital. O estande da Câmara, localizado na Praça da Alfândega, recebeu crianças de diversas escolas da Região Metropolitana, que tiveram seu primeiro contato com as urnas eleitorais.

O projeto do TRE promove e incentiva a participação ativa de crianças, jovens e mulheres na vida política e na cidadania, contando com três programas: Lideranças do Futuro, que foca no aprendizado sobre o sistema eleitoral para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio; Mais Mulheres na Política, que busca conscientizar a população sobre a importância da participação de mulheres nos espaços de poder; e Justiça Eleitoral Aberta, destinado a universitários de todas as áreas, que promove conhecimentos sobre a atuação da Justiça Eleitoral.

O presidente do TRE, desembargador Voltaire de Lima Moraes, esteve presente e reforçou que é desde cedo que se promove a importância do voto: “Vemos aqui várias crianças querendo votar, tendo contato pela primeira vez com a urna eletrônica, compreendendo como ela funciona e quais são seus desdobramentos. É com um ato como esse que despertamos o exercício pleno da nossa cidadania".

Na ocasião, o desembargador também enfatizou a criação no TRE de um comitê de combate à fraude à cota de gênero – que busca garantir a inserção efetiva de mulheres na política – e concluiu: “Precisamos despertar, não só nas crianças e adolescentes, mas também na população em geral, a importância do voto, porque o voto muitas vezes modifica os rumos de uma família, de uma pessoa".

O estande da Câmara, organizado pela Escola do Legislativo Julieta Batisttioli, contará em sua programação com uma série de atividades culturais, como debates, painéis, lançamentos de livros e oficinas, até o encerramento da Feira, no dia 20 de novembro.

Confira a programação completa da participação da Câmara na Feira do Livro.

Texto

Brenda Andrade (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)