Presidência

Câmara recebe professores contratados pela rede pública

Presidente Márcio Bins Ely recebe grupo de professores temporários da SMED em busca de celeridade para projeto que permite renovações nos contratos.
Bins Ely (e) conversou com grupo de professores sobre prorrogação dos contratos temporários (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (14/6), um grupo de professores contratados em regime temporário pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os docentes solicitaram celeridade à tramitação do Projeto de Lei do Executivo nº 008/21, que autoriza prorrogação dos contratos de professores temporários, em razão do período de calamidade pública. 

Segundo a professora Alessandra Rosado Hernandes, “já foram desligados 113 professores até maio e ainda podem ser afastados, aproximadamente, mais 453 professores até o final do ano”. Segundo Alessandra, “com a volta das aulas presenciais, vão faltar professores, o que deve agravar a situação, por conta das aposentadorias e licenças, e os alunos devem ficar sem aulas no ensino fundamental”. Gilson de Souza Bueno disse que, “se continuarem os desligamentos, até outubro haverá 30% de defasagem”.

Bins Ely explicou que a tramitação do processo está sendo cumprida dentro da normalidade e que, após reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a redação final, o projeto deverá ser enviado ao plenário para votação.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:temporárioscontratosprofessores