PRESIDÊNCIA

Câmara recebe sugestão de nomes para ruas e de projeto cultural

Proposta visa enaltecer patrimônio arquitetônico da Capital

  • Presidente Marcio Bins Ely recebe o presidente do grupo Imobi, Ricardo SIlveira e senhor Adeli Sell.
    Silveira, Bins Ely e Adeli em encontro hoje na Presidência (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Presidente Marcio Bins Ely recebe senhor Gêrrý Marquez e senhora Lenora Schneider, do setor de turismo.
    Projeto propõe iluminação especial em pontos turísticos da capital (Foto: Martha Izabel/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu nesta sexta-feira (4/6), o diretor do Grupo Imobi Ricardo Silveira, e o ex-vereador Adeli Sell. No encontro foi encaminhada para apreciação da Câmara lista com 26 nomes e breve histórico de pessoas que tiveram suas trajetórias pessoal ou profissional ligadas à Capital e que poderão, via projeto de lei, ter seus nomes identificando ruas da cidade.

Segundo o diretor da empresa de mídia externa, há 517 ruas sem identificação e a ideia é que 250 logradouros venham a ser denominados até o aniversário de 250 anos de Porto Alegre, em março de 2022. “Novamente o que nos moveu foram indicações, lembranças de pessoas que aqui, ou no país afora, deram algum nível de contribuição ao desenvolvimento sociocultural da cidade”, explicou Ricardo. Adeli ressaltou que a lista tem nomes significativos. “Estamos pesquisando e percebemos que há pessoas que foram homenageadas, inclusive fora do Estado, com trabalhos de grande importância, realizados na área da cultura e do ensino, por exemplo”.

Bins Ely recebeu a lista e agradeceu a contribuição. “É importante registrar e homenagear pessoas que aqui viveram, que contribuíram com a cidade. E é importante também para os moradores, para terem a identificação onde moram”, ressaltou. 

Patrimônio arquitetônico 

Bins Ely também esteve reunido, nesta sexta-feira com a presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) Lenora Horn Schneider, e o diretor de eventos Gerry Paulo Gonçalves Marquez. Na ocasião foi apresentada a minuta do projeto turístico cultural “Porto Luz Alegre 250 anos”, que visa destacar ruas, prédios históricos e igrejas, através de iluminação cênica arquitetural em espaço aberto, promovendo roteiro turístico urbano como parte das comemorações de aniversário de 250 anos da Capital em 2022. 

A proposta prevê a participação de iluminadores cênicos, show, eventos sociais e corporativos, fomentando o segmento de eventos e as áreas artística, cultural e de turismo. Também está prevista no projeto a interação com plataformas de comunicação digital pelo período de 18 meses.  Para Lenora, “o evento é importante para movimentar a área do turismo e pelo impacto social e econômico”. Gerry salientou que “a proposta é fazer um espetáculo para enaltecer os 250 anos da cidade”. Bins Ely disse que “a valorização do patrimônio cultural edificado é importante, vamos avaliar e posteriormente apresentar em Reunião de Mesa”.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)