PLENÁRIO

Câmara rejeita cobrança de pedágio para entrar no Centro

  • Transporte Público. Mobilidade Urbana. Ônibus. Trânsito. Tarifa. Carris. Ruas e avenidas. Loureiro da Silva. Paradas de Ônibus. Usuários. Passagens. Acessibilidade. Motoristas e cobradores. Consórcios. Cidade de Porto Alegre. SFCMPA
    Tarifa seria usada para diminuir o valor das passagens de ônibus (Foto: Leonardo Contursi)
  • Debate sobre os PLCE 01/20 e 02/20 referentes, respectivamente, à Taxa de Congestionamento e a Taxa de Mobilidade Urbana.
    Assunto chegou a ser discutido durante audiência pública (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Os vereadores rejeitaram hoje (7/12), durante a sessão ordinária virtual, o projeto que instituía a cobrança de uma tarifa de R$ 4,72 para os veículos que entrassem no Centro da cidade, de segunda à sexta-feira, entre às 7h e às 20h. A cobrança não seria feita aos sábados, domingos e feriados.  Tampouco seria paga pelos moradores do Centro, veículos públicos oficiais, ambulâncias e quem realiza o serviço de transporte remunerado de passageiros. O Centro Histórico é a área que começa no encontro das avenidas Loureiro da Silva e segue pela Presidente João Goulart e Mauá, até a rodoviária, o Túnel da Conceição, voltando ao encontro da Loureiro da Silva com a João Goulart.  O assunto chegou a ser discutido, em audiência pública, no último dia 17 de setembro. A ideia era garantir maior fluidez do tráfego urbano, evitar os engarrafamentos e custear melhorias no transporte coletivo - inclusive, a diminuição no preço das passagens de ônibus - e melhor a qualidade do ar. Confira os pronunciamentos.

Texto

Joel Ferreira (Reg. Prof. 6098)

  • Ver. Clàudio Janta (SD) - Encaminha

  • Ver. Clàudio Janta (SD)

  • Ver. Roberto Robaina (PSOL)

  • Ver. Airto Ferronato (PSB)

  • Ver. Professor Alex Fraga (PSOL)