Plenário

Câmara saúda os 70 anos da Hora Israelita

  • Homenagem aos 70 anos do programa Hora Israelita
    Valter Nagelstein (c) entregou diploma em homenagem ao programa dominical (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Homenagem aos 70 anos do programa Hora Israelita. Na foto: Diretor do programa Hora Israelita Dani Laks
    Dani Laks, diretor do programa, agradeceu a homenagem da Câmara (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Foi comemorado, no período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (29/8), no Plenário Ana Terra, os 70 anos do programa Hora Israelita. O programa é transmitido pela Band AM e FM, das 8h às 10h, todos os domingos. A homenagem foi proposta pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB).

Nagelstein se referiu aos judeus como “uma das tantas etnias que compõem o estado do Rio Grande do Sul” e lembrou o holocausto, durante o regime nazista, na Segunda Guerra Mundial, que matou cerca de 6 milhões de judeus e provocou um grande êxodo de israelenses pelo mundo, inclusive para Porto Alegre. Entre os grandes feitos da Hora Israelita, o vereador citou a transmissão da declaração de Osvaldo Aranha, em 1947, que resultou na partição da Palestina e na criação do Estado de Israel. Também foi transmitida ao vivo pelo programa, em 1948, a instalação do Estado de Israel.

O proponente da homenagem lembrou dos diversos avanços que Israel trouxe e traz ao mundo: “Os avanços científicos desenvolvidos lá são sistematicamente informados pelo programa, como os estudos no combate ao câncer, na matemática, nas ciências sociais, na psicologia, entre outros. Israel tem mais de 50 Prêmios Nobel! Deveríamos seguir este exemplo”, declarou Nagelstein.

A programação da Hora Israelita se baseia em temas como culinária, política, crônicas e repertório musical judaico, além de informar, muitas vezes em tempo real. O programa mantém correspondentes permanentes em Nova Iorque, Israel, Rio de Janeiro e Curitiba. “A Hora Israelita conseguiu a credibilidade e confiança de milhares de ouvintes, inclusive da comunidade católica e evangélica do estado”, afirmou o vereador. Por fim, Valter Nagelstein se posicionou sobre os conflitos de Israel com a Palestina: “Israel não é ocupante de nada. Está há 5 mil anos na sua terra.”

O presidente da Federação Israelita, Zalmir Chwartzmann, ressaltou que todos que trabalham no programa o fazem de forma voluntária. O diretor do programa, Dani Laks, agradeceu a homenagem e falou que a Hora israelita é um programa dinâmico e que tem opinião. "Seu objetivo é levar ao público informações sobre a cultura judaica. E o programa tem história”, afirmou, mencionando, entre outras coberturas históricas, o anúncio da prisão de Saddam Hussein em 2003. Além disso, Laks declarou que a Band tem levado o programa para o mundo todo. Encerrou seu discurso com a saudação “shalom”, que significa “oi”, “tchau” ou “paz” em hebraico.

O vereador João Carlos Nedel (PP) também saudou o programa. "Quero agradecer a colônia israelita de Porto Alegre, que traz o desenvolvimento para esta cidade há tantos anos com progressos nas áreas econômica, social, cultural e religiosa." Na sequência, Nedel contou que conheceu Israel e ficou encantado com a oração dos judeus no templo. "As pessoas oravam por horas e horas guardando as relíquias históricas da nossa religião cristã", finalizou.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
          Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)