Plano de Metas

Câmara sedia audiência pública do Prometa 2017/2020

  • Audiência Pública do Executivo - Apresentação do Programa de Metas 2017/2020 - PROMETA. Prefeito Nelson Marchezan Junior ao microfone
    O prefeito apresentou as medidas aos vereadores e ao público (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Audiência Pública do Executivo - Apresentação do Programa de Metas 2017/2020 - PROMETA
    Vereadores de diversas bancadas marcaram presença no plenário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

“Com independência, mas sempre pensando no bem da cidade e dos seus cidadãos, é que os vereadores de Porto Alegre irão analisar os projetos do Executivo”.  Esse foi o tom da manifestação do vice-presidente da Câmara Municipal, Valter Nagelstein (PMDB), durante a abertura da primeira audiência pública realizada para debater o Plano de Metas (Prometa) para o período de 2017 a 2020. O evento, realizado no Plenário Otávio Rocha, na sede do Legislativo, contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, de vários secretários municipais e vereadores de diversas bancadas. 

Nagelstein salientou que a história da participação popular não é nova, lembrando que o primeiro conselho criado em Porto Alegre foi o do Plano Diretor, no ano de 1937. Afirmou também que a escolha do Parlamento como local para a realização da audiência pública foi feliz, pois permite o debate do Prometa com as duas formas de participação, “a direta, dos cidadãos, e a representativa, pelos vereadores eleitos pela sociedade”. Ele ainda ressaltou que é preciso haver compromisso, tanto por parte dos cidadãos, como dos governantes, para a superação das dificuldades que se apresentam diante do momento de crise. “Com criatividade, com altivez e independência, os vereadores haverão de tomar as suas posições, sempre mediando aquilo que for melhor para a cidade, para as aspirações dos cidadãos de Porto Alegre”, finalizou. 

Além de Nagelstein, participaram da audiência pública os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Alvoni Medina (PRB), André Carus (PMDB), Clàudio Janta (SD), Comandante Nádia (PMDB), Dr. Goulart (PTB), Felipe Camozzato (Novo), Fernanda Melchionna (PSOL), João Carlos Nedel (PP), José Freitas (PRB), Luciano Marcantonio (PTB), Matheus Ayres (PP),  Moisés Maluco do Bem (PSDB) e Mônica Leal (PP).

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)