Verão Cultural

Câmara tem agenda de cultura para janeiro e fevereiro

Imagem de Canto de Cicatriz Foto: Ramon Fernandes
Imagem de Canto de Cicatriz Foto: Ramon Fernandes

Exposições, sessões de vídeo e audições de música fazem parte da agenda cultural  oferecida em janeiro e fevereiro pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre. Outro destaque da programação é o lançamento do edital para ocupação do Teatro Glênio Peres, previsto para esta sexta-feira (23/1), às 14 horas. Todas as atrações têm entrada franca e são realizadas na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255).

O coordenador do Memorial do Legislativo de Porto Alegre, Jorge Barcellos, informa que a agenda de verão foi criada pensando em quem está de férias, mas não pôde sair da cidade. "A Câmara não para nesta época, devido às reuniões da Comissão Representativa, entre outras atividades, e agora também por causa de sua programação cultural, uma alternativa de lazer para quem fica na Capital", afirma.

Nos dois meses, haverá cinco exposições, serão realizadas duas audições comentadas e exibidos três documentários. As mostras poderão ser visitadas das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9h às 16h30min às sextas-feiras. Informações e agendamento de visitas orientadas no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

 
Programação
 
JANEIRO
De 12 a 30/1
 
Erico das Crianças
Local - Saguão térreo
Exposição em 16 banners que descrevem a obra infanto-juvenil do escritor Erico Verissimo.

Atlas das Águas
Local - Galeria Clébio Sória (térreo)
Exposição em 18 banners que descrevem a situação dos recursos hídricos na Região Metropolitana e sua relação com a fauna e a flora.
 
História dos Brinquedos
Local - T Cultural Tereza Franco (2º piso),
Exposição em 20 banners que descrevem a evolução dos brinquedos e brincadeiras infantis desde a antiguidade.

23 de janeiro
14 horas - Porto Alegre, Meu Canto no Mundo, de Cícero Aragon e Jaime Lerner.
Local - Teatro Glênio Peres
Em 74 minutos, o filme conta a história da capital a partir de depoimentos de historiadores e ilustres moradores da cidade.
 
Paralelamente à sessão de vídeo - Lançamento do Edital de Ocupação do Teatro Glênio Peres para o primeiro semestre de 2009.
Local - Teatro Glênio Peres.
Situado no 2º piso da Câmara, o teatro tem 80 poltronas, acesso e área especial para cadeiras de rodas, palco com 6,63m x 4,02m, camarins e diversos equipamentos. Pode receber eventos artístico-culturais de seis modalidades: teatro adulto, teatro infantil, música popular, música erudita, dança e cinema.

26 de janeiro
14 horas - Homenagem ao professor e historiador Luiz Roberto Lopez
Local - Teatro Glênio Peres
Audição comentada de obras do compositor Carlos Gomes.

FEVEREIRO
De 3 a 27 de fevereiro

Cattani e o Carnaval de Porto Alegre
Local - saguão térreo
Exposição em 10 banners que retratam a história do estilista porto-alegrense Dyrson Cattani e sua relação com o carnaval da cidade.

Mario Quintana para Crianças
Local - T Cultural Tereza Franco (2º piso)
Exposição fotográfica em 20 banners que descrevem a relação do poeta com a infância.

13 de fevereiro (sexta-feira)
14 horas - Canto de Cicatriz, de Laís Chaffe.
Local - Teatro Glênio Peres.
Documentário com 37 minutos de duração sobre a violência sexual contra meninas, com depoimentos de vítimas e especialistas.

20 de fevereiro (sexta-feira)
14 horas - Homenagem ao professor e historiador Luiz Roberto Lopez. Audição comentada com apresentação de grandes óperas e famosos corais de Giuseppe Verdi, incluindo trechos de A Traviata, Aida, Rigoletto e A Força do Destino.


Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)