Institucional

Câmara terá Feira de Orgânicos e seminário sobre produção e consumo

Eventos serão realizados na terça-feira, dia 31, e visam promover a agroecologia e a alimentação saudável.

Feira de produtos orgânicos
Produtos livres de agrotóxicos estarão sendo oferecidos ao público (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Nesta terça-feira (31/5), uma Feira de Produtos Orgânicos será realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A atividade ocorrerá das 13h30min às 16h30min. Produtores estarão oferecendo pães, bolos, biscoitos, hortaliças e frutas totalmente sem adição de ingredientes nocivos à saúde. No mesmo dia, haverá um seminário com o tema Alimentos: produção e consumo, impactos no ambiente e na saúde, que marcará o lançamento da campanha do alimento orgânico no Rio Grande do Sul.

A campanha visa à promoção do produto orgânico e à conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica, os quais buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza; que contribuam para a saúde de todos e para que haja justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Em média, cada brasileiro ingere 5,3 litros de veneno agrícola por ano. Tomate, alface e morango, por exemplo, estão entre os alimentos com maiores índices de contaminação por químicos proibidos para o consumo. Muitos deles, inclusive, podem causar problemas hormonais e até câncer.

O seminário começa às 13h30min, no plenário Ana Terra (2º andar). Informações: (51) 3086-2930. Veja a programação completa abaixo.

13:30 - Abertura

13:50 - Alimentação “moderna”? Características e impactos no ambiente e na saúde. Ana Beatriz Almeida de Oliveira - UFRGS/Cecane

14:30 - Alimentos orgânicos: ambiente saudável, relações mais harmônicas e benefícios à saúde. Leandro Venturin – Centro Ecológico da Serra – Ipê/RS

15:10 - Como promover o acesso? A responsabilidade do poder público no acesso aos alimentos orgânicos.
Richard Gomes – Grupo Hospital Conceição (GHC)
Orlando Tejada – Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Salete Carollo – Assentada e produtora de arroz orgânico – Coceargs
Andréa Osório – Prefeitura de Porto Alegre

16:10 - Intervalo

16:30 - A transcendência do alimento - visão de diferentes tradições religiosas (católica, protestante, matriz africana). Tata Edson (Fonsanpotma) e pastor Romeu Martini (IECLB)

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)