Setembro Amarelo

Caminhada Juntos Pela Vida é promovida em Porto Alegre

Caminhada Juntos Pela Vida é promovida em Porto Alegre
Caminhada Juntos Pela Vida é promovida em Porto Alegre

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na Caminhada Juntos pela Vida, neste domingo, 5 de setembro. O encontro aconteceu no Parque Farroupilha (Brique da Redenção), em Porto Alegre/RS, com o propósito de trazer a importância da Campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. A realização do evento faz parte das ações promovidas pelo Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, em parceria com o Gabinete do Deputado Elizandro Sabino, e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, a qual a Vereadora é Presidente.

Participaram conosco, o prefeito da capital Sebastião Melo, sua esposa Valeria Leopoldino, o secretário da Saúde Mauro Sparta, o Diretor do Procon Professor Wambert, além de diversas lideranças da cidade de Porto Alegre e a Juventude do PTB. Outras lideranças da grande Porto Alegre também estiveram presentes, como Alvorada, Barra do Ribeiro, Guaíba, Novo Hamburgo, Eldorado do Sul, Canoas e Nova Hartz.

Segundo a Vereadora, “fizemos uma caminhada com muito significado, deixando registrada a importância da prevenção ao suicídio e automutilação e, sobretudo, a importância da valorização da vida”. A parlamentar finalizou suas palavras dizendo que seguirá na missão de realizar políticas públicas a favor da temática, com propósito da valorização da vida, acima de tudo. O Prefeito Melo também ressaltou sobre a relevância dessas ações. “Precisamos falar sobre suicídio, um tema que é um tabu para a sociedade e que precisa ser abordado, cada vez mais”, citou Melo.

Durante a caminhada, também foi entregue às pessoas ao redor do Parque Farroupilha um folder explicativo sobre o tema, com referência à Campanha do Setembro Amarelo. Confira as próximas ações que serão realizadas com intuito de alertar a sociedade sobre as questões do suicídio e para enaltecer a valorização pela vida:

•Iluminação da Câmara Municipal de Porto Alegre, na cor amarela, e colocação de outdoor sobre o Setembro Amarelo em frente à Câmara.

•12 de setembro – 19h30min:
Palestra na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto Alegre – Distrito Camaquã (Rua Camaquã, n° 205).

•14 de setembro – 10h:
Reunião da Cosmam, Comissão de Saúde e Meio Ambiente, que terá como pauta o Setembro Amarelo, tratando sobre os fatores de risco e prevenção.

•16 de setembro – 14h:
Entrega de folders sobre o Setembro Amarelo e valorização da vida no Trensurb, estação Mercado, em Porto Alegre/RS.

•18 de setembro – 19h:
Palestra na Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Unida do Brasil na cidade de Estrela (Rua Henrique Uebel, n° 712 – Bairro Industrias – Estrela/RS)