Capital contará com Programa Educacional de Resistência às Drogas
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (14/7) projeto de lei que institui o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município de Porto Alegre. A proposta é de autoria da vereadora Comandante Nádia (PP) e tem como finalidade promover, nas escolas e na comunidade, ações voltadas à prevenção ao uso indevido de drogas, à promoção da cidadania e à disseminação da cultura de paz.
Conforme o projeto, o Proerd será executado pela Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BMRS), em parceria com o Executivo Municipal, por meio da atuação de instrutores que serão, exclusivamente, policiais militares devidamente capacitados com curso de formação.
De acordo com a autora da proposta, o Proerd, em dez anos de atuação, atingiu 187 municípios do Rio Grande do Sul, sendo desenvolvido em 1.054 escolas das redes públicas estadual e municipal e da rede privada, tendo orientado mais de 500 mil crianças e adolescentes de séries do Ensino Fundamental. “Representa uma forma diferente de fazer policiamento ostensivo, na qual o policial militar passa a desempenhar uma das funções mais importantes: o policiamento preventivo”, esclarece a vereadora.