Capital terá Serviço de Mediação Escolar
Serviço buscará a resolução de conflitos e um ambiente pacífico para o aprendizado (Foto: Fernando Antunes/CMPA) Adeli Sell (PT) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (22) projeto de lei que institui o Serviço de Mediação Escolar no município. O autor da proposta foi o vereador Adeli Sell (PT).
O serviço deverá dar ênfase à procura de resolução de conflitos que afetam as interações sociais no desenvolvimento cognitivo da criança, favorecendo a integração de toda comunidade escolar e visando a um ambiente pacífico para o aprendizado. A regulamentação da lei ficará a cargo do Executivo.
“Os programas de mediação nos ambientes escolares são poderosas ferramentas de transformação e aprendizagem, pois permitem que se altere, positivamente, a dinâmica escolar”, afirma o vereador na exposição de motivos do projeto.
“Crianças, adolescentes e professores convivem boa parte de seu dia no ambiente escolar e acabam por vivenciar algum tipo de violência ou conflito”, destaca Adeli. “Nós, gestores públicos, precisamos empoderar os jovens para que se tornem, em suas vidas, seres responsáveis. É humanizar as relações e criar um ambiente escolar pacífico, pois isto levará a um maior desenvolvimento no aprendizado”, complementa o vereador.