Tribuna Popular

Capoeira destaca sua história no RS em Mostra na Câmara Municipal

Federação Gaúcha de Artes Marciais Mistas ocupou nesta quinta-feira a Tribuna Popular

Homenagem a Federação Gaucha de Artes Marciais Mista.Orador Sr. fernando Rodrigues Cantes presidente da Federação.
Sessão de hoje no Plenário Otávio Rocha destacou a capoeira (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A realização da 1ª Mostra Gaúcha de Capoeira foi destacada nesta quinta-feira (1º/8) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre por Fernando Rodrigues Cantes, o Professor Pelé. Em nome da Federação Gaúcha de Artes Marciais Mistas (Fegamm), ele falou a vereadores e vereadoras no período da Tribuna Popular da sessão ordinária desta tarde. A Mostra, que tem por local a Avenida Cultural Clébio Sória do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da capital, destaca quatro décadas de história de capoeira em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Professor Pelé, durante sua manifestação, lembrou que a Mostra, além da história, relembra os mestres e professores responsáveis pela disseminação desta prática marcial no RS. “Através deles, a capoeira cresceu muito em produtividade e ensinamentos, e tomou um rumo pelo qual chegou a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI)”, destacou. “A musicalidade e a cultura popular (da capoeira) ensinou e formou muita gente, de diversas áreas”, disse ainda Professor Pelé ao salientar ser esta arte uma manifestação genuína da arte e cultura popular brasileira.

Troféu

O pronunciamento do representante da Fegamm foi acompanhado por diversos mestres, professores e praticantes de capoeira. Após a manifestação no Plenário Otávio Rocha, os capoeiristas se reuniram no Auditório Ana Terra da Câmara Municipal, onde foi feita a entrega do Troféu Dobrão de Ouro para 13 mestres capoeiristas. A 1ª Mostra Gaúcha de Capoeira, formada por textos, instrumentos musicais e fotos, pode ser visitada até o próximo dia 15 na Avenida Cultural Clébio Sória nos horários de funcionamento do Legislativo porto-alegrense: das 7h30min às 18 horas, de segundas a sextas-feiras.

Semana

Capoeirista desde sua adolescência, como revelou ao plenário, a vereadora Karen Santos (PSol) recordou movimentos promovidos por praticantes desta atividade que resultaram na criação da Semana Municipal da Capoeira – de 1º a 8 de agosto -, data incluída no Calendário de Eventos de Porto Alegre. A vereadora citou ainda a realização, entre 1999 e 2005, de fóruns gaúchos de capoeira, os quais, lamentou, por falta de apoio oficial, não tiveram continuidade. “A capoeira tem o compromisso de elevar valores de humanidade, com a cultura e com o povo oprimido”, salientou ainda Karen.

Também saudaram o pronunciamento da Fegamm os vereadores José Freitas (PRB), Clàudio Janta (SD), Idenir Cecchim (MDB) e Adeli Sell (PT).

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)