Carlos Kalil é Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal entregou em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (12) o título de Cidadão de Porto Alegre para o cardiologista Carlos Antonio Abunader Kalil. A iniciativa da homenagem foi do vereador Cassiá Carpes (Cidadania). A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida pelo vereador João Bosco Vaz (PDT).
“Tive a lucidez de convidar um bageense para presidir esta sessão”, brincou Cassiá, referindo-se ao fato que Bosco e Kalil são naturais de Bagé. Ele relembrou, ainda, a passagem que teve em sua carreira como treinador de futebol pelo Grêmio Bagé. Cassiá afirmou que Kalil é um dos principais nomes de sua profissão: “É uma carreira espetacular que deixa orgulhosos seus conterrâneos e seus colegas profissionais”. O vereador ressaltou que a homenagem também se aplica à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Kalil agradeceu a familiares, amigos e colegas pela presença na solenidade, e à Câmara pela homenagem: “Estar aqui no Parlamento me causa uma grande emoção por tudo o que esta Casa representa para a nossa sociedade. Reconhecer a minha presença como um de seus cidadãos me enobrece”. Ele relatou a perda de um paciente no primeiro dia de sua atuação como médico, em 1990, e afirmou que “em alguns momentos, tudo o que foi planejado pode sair diferente do que a gente imagina. Na medicina, não há certezas absolutas. Tudo o que os médicos fazem é baseado em probabilidades e em evidências científicas e clínicas”.
“Sempre tive o propósito de ser necessário a alguém. Minha única recusa foi a mediocridade. Não podemos nos contentar com o possível, se podemos fazer o melhor. Entendendo nossas limitações humanas, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance nas condições que temos. Devemos sempre ter o brilho nos olhos, crescendo a cada instante”, defendeu. Kalil destacou as viradas em sua carreira que significaram a especialização em arritmologia e a abertura de um centro especializado em arritmias na Santa Casa.
“Cresci escutando dos meus pais que deveria estudar para ser alguém na vida. Continuo falando para os meus filhos a mesma coisa. Temos que acreditar no conhecimento e na educação. Mesmo nos dias de hoje, cheio de opções milagrosas, rápidas e fictícias, muitas criadas apenas por redes sociais. Continuo acreditando que o que manda no mundo é a inteligência e o verbo perseverar”, afirmou o homenageado. “O dia de hoje não é um prêmio, e sim uma promessa, que aceito com humildade e compromisso, de tentar fazer o que estiver ao meu alcance para melhorar a vida das pessoas”, finalizou.
Histórico
Natural de Bagé, Carlos Antonio Abunader Kalil é filho de imigrantes libaneses. Aos 14 anos, mudou-se para Pelotas para estudar. Na cidade, concluiu o Ensino Médio e cursou Medicina na Universidade Católica. Mudou-se para a Capital no sexto ano da faculdade, optando pelo convênio que a Universidade tinha com a Santa Casa de Porto Alegre. Formou-se em Medicina no ano de 1989. Tem doutorado em Cardiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da mesma instituição.
Ainda pelo Instituto de Cardiologia, realizou o Programa de Residência Médica em Cardiologia e curso de Especialização em Hemodinâmica. Também fez residência em Clínica Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, tem título de especialista em Eletrofisiologia pelo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cardiologia e e em Arritmias pelo Hospital Clínic Provincial - Universidade de Barcelona. Atualmente, é diretor do Centro Internacional de Arritmias - Instituto Josep Brugada e chefe do Programa de Residência Médica em Eletrofisiologia Clínica Invasiva da Irmandade da Santa Casa de Misericóridia de Porto Alegre. É membro da European Society of Cardiology - European Heart Rhythm Association e da Heart Rhythm Society.