SESSÃO SOLENE

Carlos Latuff é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Carlos Henrique Latuff de Souza, proposta pelo vereador Roberto Robaina.
    Solenidade ocorreu no Salão Adel Carvalho (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Carlos Henrique Latuff de Souza, proposta pelo vereador Roberto Robaina.
    Título para Latuff (D) foi proposto pelo vereador Roberto Robaina (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal entregou nesta quinta-feira (22/2) o título de Cidadão de Porto Alegre ao cartunista Carlos Latuff. A homenagem foi proposta pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) e ocorreu em Sessão Solene realizada no Salão Adel Carvalho.

“O Latuff, além de um artista muito competente – e isso já seria uma razão suficiente para que fizéssemos esta homenagem –, também é um militante”, afirmou Robaina. O vereador elogiou a atuação política do novo Cidadão de Porto Alegre e sua “denúncia da extrema-direita e das ideias contrárias às liberdades democráticas”, ressaltando a “coragem” do cartunista. Destacou sua participação em manifestações e afirmou que Latuff é “comprometido com causas democráticas e populares”.

O cartunista agradeceu a homenagem e narrou sua vinda a Porto Alegre, em 2013, afirmando que ela se deveu à qualidade de vida da Capital. Ele disse ter participado da ocupação à Câmara e de outras manifestações naquele ano, elogiando a “pujança” dos movimentos que ocorreram na cidade. Latuff também criticou “ameaças, rótulos e acusações desonestas” que relatou ter sofrido por conta de suas posições políticas.

O homenageado disse ter criado um vínculo com a Capital e ter sido acolhido pelos porto-alegrenses, e brincou com o fato de ter recebido uma homenagem da Casa legislativa de sua cidade de adoção, mas não do Rio de Janeiro, onde nasceu. “Já falo que nem gaúcho”, ressaltou. Latuff citou momentos de vanguarda política e cultural de Porto Alegre e disse nutrir carinho pela Capital e por seus habitantes: “Mesmo com todos os problemas que tem, foi a cidade que eu escolhi para morar, o lugar que eu amo e que tem as pessoas que eu amo”, concluiu.

Histórico

Carlos Henrique Latuff de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 1968. Ele iniciou sua carreira como ilustrador em 1989, em sua cidade natal. Tornou-se cartunista depois de publicar sua primeira charge num boletim do Sindicato dos Estivadores, e permanece trabalhando para a imprensa sindical até os dias de hoje. Latuff produziu desenhos para o movimento zapatista, onde iniciou seu ativismo internacional, e também para a luta camponesa, estudantil, sindical e de mulheres. Após uma viagem à Palestina, em 1998, tornou-se um militante da causa e passou a dedicar parte do seu trabalho a denunciar a situação do povo palestino. Também se dedica a charges denunciando corrupção, violência, racismo e discriminações em geral, além de críticas à atuação policial. Em 2013, o cartunista escolheu a cidade de Porto Alegre como local de sua residência.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)