Plenário

Carmen Martin Lopes receberá Título de Cidadã da Capital

Movimentação de plenário. Na foto: vereador Jussara Cony na tribuna do plenário.
Vereadora Jussara Cony (PCdoB) é a proponente (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (21/12), projeto de lei da vereadora Jussara Cony (PCdoB) que concede o Título de Cidadã de Porto Alegre a Carmen Martin Lopes. Nascida na cidade de São Paulo, no Bairro da Mooca, Carmen cursou a Faculdade de Ciências Sociais e, nesse período, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Militou e lutou pela democracia no período da ditadura militar no Brasil. "Depois de ver vários companheiros presos, veio para Porto Alegre. Mesmo assim, acabou sendo presa no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) por um período de dois meses, na condição de prisioneira política", lembra Jussara Cony. "Em 1979, Carmen buscou residência no Bairro Jardim Dona Leopoldina, em Porto Alegre, onde iniciou sua militância comunitária, atuando de maneira intensa nessa área do Município."

Fundadora da primeira Associação de Moradores do Jardim Dona Leopoldina, a antiga Amojal, hoje Acomajal, atua até hoje na entidade. Também participou da fundação da Sociedade Beneficente Cultural e Recreativa Imperatriz Dona Leopoldina, tendo sido presidente do seu conselho deliberativo por dois mandatos. Atualmente é sua diretora jurídica, bem como coordenadora da Ala das Baianas há 12 anos. 

Como advogada, graduada em 1985 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), contribuiu voluntariamente com diversas associações de bairros, escolas infantis e entidades do meio carnavalesco na elaboração dos seus estatutos e com orientação jurídica. Trabalhou por mais de 20 anos no escritório do ex-deputado estadual Carlos Araújo.

Carmen participou ativamente de várias gestões da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), na condição de secretária e diretora. Atuou também como delegada do Orçamento Participativo do Eixo Baltazar, tendo sido, inclusive, conselheira suplente. Auxiliou na reorganização da antiga creche comunitária Negrinho do Pastoreio, hoje escola infantil. Foi fundadora do Centro Infantil Criança Cidadã, que atua como creche comunitária na região do Jardim Leopoldina.

No ano de 2000, Carmen foi eleita conselheira tutelar, atuando pela 2ª Microrregião, correspondente aos bairros Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Floresta, Jardim Lindoia, Jardim Itu Sabará, Jardim São Pedro, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São João, Sarandi, São Sebastião e Vila Ipiranga. De 2005 a 2007, atuou junto à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e, por dois anos, trabalhou com o deputado estadual Raul Carrion. Em 2008, foi novamente eleita para o Conselho Tutelar, atuando na oportunidade pela 10ª Microrregião, que compreende os bairros Mario Quintana, Passo das Pedras e Rubem Berta. Por meio de seu trabalho, a comunidade reelegeu Carmen Martin Lopes para mais um mandato.

Moradora de Porto Alegre há 42 anos, Carmen é fundadora do Movimento de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul (MEPPP/RS), entidade da qual atualmente é secretária. 

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)