Comissão

Carnaval de rua terá novo cronograma e emendas serão analisadas nesta sexta

  • Reunião para tratar da realização do carnaval oficial e carnaval de rua de Porto Alegre.
    Secretário de Cultura apresentou novo cronograma para o carnaval de rua (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)
  • Reunião para tratar da realização do carnaval oficial e carnaval de rua de Porto Alegre.
    Emendas impositivas relativas ao Carnaval serão analisadas nesta sexta pelo prefeito (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), vereador Alvoni Medina (Republicanos), abriu a comissão nesta quinta-feira (20/2) para dar o encaminhamento da última reunião sobre a pauta do novo calendário de carnaval dos blocos de rua e o retorno das emendas impositivas encaminhadas pelos vereadores.

De acordo com os representantes das entidades, foram sugeridas novas datas e locais, para que fosse contemplado cada bloco segundo as necessidades de cada região. A coordenadora de cultura da zona leste da capital, Letícia Fagundes, ressaltou que foram feitas análises e sugestões em reuniões locais para que pudessem chegar a um consenso. “Cada bloco conhece a sua região e tem a sua realidade. Por isso repassamos datas e locais que atendessem o que a comunidade deseja, e acho que assim contentamos a todos”.

O secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, fez uma apresentação com dados repassados por cada entidade com as devidas alterações e ressaltou que alguns poucos blocos ainda não haviam se manifestado. “É importante que os blocos se pronunciem para que possamos incluir todos e espero que nesta reunião possamos sair com este processo definido objetivamente”.

Por sugestão do secretário adjunto de cultura, Giovane Tubino, foi proposto que os três blocos que ainda tinham divergências nas datas sugeridas fossem relocados para novas datas e circuitos diferentes e a sugestão foi votada e acatada na comissão, definindo assim o novo cronograma para o carnaval de rua. “O calendário das descentralizadas comunitárias deve ser feito de forma democrática e estamos dispostos a colaborar para que o carnaval tenha toda a estrutura prometida pelo Executivo. Por isso nos dispomos a estar aqui e vamos divulgar este cronograma nos próximos dias para que todos sejam atendidos”.

Emendas Impositivas

Conforme a representante da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), Luciana Martins Pinheiro, as emendas impositivas do carnaval enviadas pelos vereadores foram todas avaliadas técnica e juridicamente pela pasta e até o momento somente a emenda do vereador João Bosco Vaz (PDT), que se refere à manutenção do carnaval do Porto Seco, tem liberação para a execução. As demais emendas, de autoria dos vereadores Engenheiro Comasseto (PT) e Karen Santos (Psol), serão analisadas nesta sexta-feira (21/2) para aprovação ou não do prefeito Nelson Marchezan Jr. “Através de uma análise orçamentária e técnica, estaremos nos reunindo com o prefeito para obter o retorno aguardado pelas entidades e nos próximos dias encaminharemos o resultado para o legislativo.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)