Carolina de Oliveira exibe Retrato Falado da Vida
Retrato Falado da Vida é a exposição de Carolina Mendes de Oliveira que pode ser visitada até 31 de julho no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. A artista plástica exibe nove alvos formados por círculos coloridos e palavras que evocam fatos e sentimentos próprios da vida. "Persigo a ideia de apresentar uma imagem simples, que seja de fácil reconhecimento, de maneira a instigar um olhar mais demorado e cuidadoso sobre ela, tirando-a do lugar comum", explica.
Carolina lembra que o círculo é a representação da busca pela perfeição e pelo conhecimento interior. "Simboliza a vida e seus ciclos, num contínuo movimento", afirma. "Repetidos de forma concêntrica, esses círculos constituem o alvo: a representação da eterna busca, a meta a ser atingida, o equilíbrio a ser alcançado, sendo o centro o princípio e o fim da própria figura do círculo."
Ao criar alvos, a artista propõe também uma experimentação visual, provocando uma sensação de movimento das faixas coloridas. Os nove alvos - todos com diâmetro de 15 centímetros e impressos em PVC - estão dispostos lado a lado. Cinco exibem somente cores e quatro contêm cores e palavras. "Para que o olhar seja instigado, as palavras precisam ser olhadas atentamente, para que sejam percebidas, compreendidas e apreciadas", recomenda.
Nascida em dezembro de 1977, Carolina vive em Montenegro. Cursou o Bacharelado em Artes Plásticas e a Licenciatura Plena em Educação Artística/Artes Plásticas na Feevale, de Novo Hamburgo. Na mesma universidade obteve Especialização em Artes Visuais: Arte-educação/Ensino das Artes Visuais. Participou de mostras em Montenegro e Novo Hamburgo.
A exposição na Câmara tem visitação de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e, às sextas-feiras, das 9 às 16 horas (até 15 horas no último dia). Informações no setor de Exposições do Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392, ou com a artista: fones (51) 9697-3322 e e-mail carolina.calu@gmail.com
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)