Casas de Bombas precisam de manutenção regular
Proposta do vereador Pedro Ruas prevê a informações sobre a situação das estações a cada três meses
Protocolado no dia seis (06) de julho, está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) projeto de lei do vereador Pedro Ruas (PSOL) estabelecendo que o Executivo Municipal informará no site da Prefeitura, a cada três meses, as condições operacionais das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), das Casas de Bombas e de seus geradores. A proposta foi apresentada após as conclusões que várias instituições chegaram, até mesmo setores da própria Prefeitura, de que a quase totalidade das casas de bombas não estavam funcionando por falta de manutenção, o que contribuiu para aumentar ainda mais os danos da enchente em praticamente toda a Capital Gaúcha, levando o caos à cidade.
Como o projeto já foi apresentado no Plenário dia 12 deste mês de agosto, está em fase de exame perante as comissões adequadas e deverá retomar ao plenário para votação até o final de setembro.
A expectativa de Pedro Ruas é de que a proposta tenha aprovação dos demais vereadores, tendo em vista a necessidade do Legislativo em contribuir para que eventos, tipo a tragédia causada pela enchente, não volte a acontecer. "Após os últimos acontecimentos, é imperativo que haja um controle maior do sistema de contenção das cheias. Assim, zelando pela transparência e segurança da Capital, é necessária uma fiscalização efetiva, que ocorra em curto espaço de tempo. Nós na Câmara temos obrigação de contribuir com a fiscalização”, aponta o parlamenta.