Comissões

Casas próximas à escola Mário Quintana serão deslocadas

Sofia e Cíntia Foto: Bruno Todeschini
Sofia e Cíntia Foto: Bruno Todeschini

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) anunciou, durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que deslocará as 12 casas do entorno da Escola Mário Quintana para que o Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP) possa resolver problemas de esgoto gerados pela ocupação de terreno ao lado da instituição. O encontro para discutir a questão foi realizado na escola, localizada na Vila Castelo, bairro Restinga, na manhã desta terça-feira (16/12).

Oscar Pellicioli, do Demhab, explicou que já foi realizado um levantamento e firmado acordo com as famílias que moram próximas ao gradil da escola. A intenção é de começar as obras antes do Natal. “As 12 casas estão asseguradas pelo Demhab. A readequação dessas famílias ao lote possibilitará que o DEP faça a vala de escoamento do esgoto”, avaliou.

Do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Carlos Lacerda informou que já foi efetuada a limpeza de área próxima à escola, uma das reivindicações da direção. Lacerda lembrou ainda que o recolhimento do lixo na região é feito nas segundas, quartas e sextas-feiras. A coleta seletiva acontece nas terças e sábados.

Ações

A diretora Cíntia Kovara considerou que as ações melhorarão a vida das crianças não apenas na escola, mas em suas casas. “Estamos longe de resolver todos os problemas, mas é uma motivação para continuar a nossa luta, que já é de anos”.

Para Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, 2008 começou com a ausência do governo na Mário Quintana, mas encerrou com o compromisso de ações coletivas. “O Demhab disponibilizará as casas pré-fabricadas para o deslocamento”, disse. “Hoje há compreensão do governo, e a ação articulada garantiu o sucesso do trabalho da Cece”.

Sofia observou que é fundamental que a escola trabalhe a educação ambiental junto com órgãos públicos, mobilizando pais e alunos e cobrando ações unificadas das secretarias. No dia 16 de fevereiro, às 10h, Demhab, DMLU e as secretarias municipais de Educação (Smed) e do Meio Ambiente (Smam) apresentarão seus programas de educação ambiental para os professores da Mário Quintana. Em março, esses projetos serão apresentados para alunos e para a comunidade.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Leia também:
Escola Mário Quintana reclama da falta de segurança
Cece ouve denúncias de escolas municipais

Ouça:
Casas ao lado de escola serão remejadas na Restinga