Comissão

Cássio Trogildo eleito para vice-presidência da CCJ

Reunião de abertura dos trabalhos. Na foto, os vereadores: Adeli Sell, Ricardo Gomes e Cassio Trogildo.
Gomes e Trogildo vão ocupar, respectivamente, os cargos de presidente e vice da CCJ em 2019 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O vereador Cássio Trogildo (PTB) foi eleito na manhã de hoje (5/2) para exercer a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre no ano de 2019. Esta comissão é presidida pelo vereador Ricardo Gomes (PP) e composta ainda pelos vereadores Adeli Sell (PT), Reginaldo Pujol (DEM), Marcio Bins Ely (PDT), Clàudio Janta (SD) e Mendes Ribeiro (MDB).  

O vereador Adeli absteve-se da votação por entender que o seu partido foi excluído do acordo que compôs a nova Mesa Diretiva da Casa para 2019. ”Nada contra o colega Cássio, mas fico desconfortável em votar, pois fomos excluídos desse processo”, disse o vereador. Gomes salientou que existe um acordo entre os parlamentares de que quem exerce a vice-presidência da CCJ, consequentemente assumirá a presidência no ano seguinte. “Numa espécie de preparação”, disse ele. Por sua vez, Trogildo confirmou que tem "vontade sim de presidir a CCJ ano que vem”. 

Na sequência dos trabalhos, os vereadores trataram da sistemática de votação para os processos que tramitarão na Comissão este ano. Também acordaram em fazer uma espécie de revisão no Regimento Interno da Casa. “Se possível ainda no primeiro semestre”, disse Gomes, salientando que a ideia é de que tão logo esteja pronta, a proposta seja submetida aos demais vereadores no Plenário da Casa. De acordo com o diretor legislativo da Casa, Luís Afonso de Melo Peres, presente na reunião, a última revisão foi feita em 2007. “Na oportunidade foram revistos 70 dispositivos”. 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)