Presidência

Cassio Trogildo recebe dirigentes da Federação Israelita

Presidente do Legislativo recebeu integrantes da comunidade judaica gaúcha Foto: Tonico Alvares
Presidente do Legislativo recebeu integrantes da comunidade judaica gaúcha Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadorCassio Trogildo (PTB), recebeu, na manhã desta segunda-feira a visita derepresentantes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs). Naoportunidade, Trogildo convidou a entidade a participar da discussão sobre asegurança pública que está sendo gestada pelo Parlamento da capital a serealizar ainda no primeiro semestre de 2016.

O presidente da Firs, Zalmir Chwartzmann, acompanhado pelosvices-presidentes Albert Poziomyck e Roberto Wolfchuk, e do diretor ArmandoBurd, destacou que a visita de cortesia teve a finalidade de colocar a entidadeà disposição para tratar os assuntos da comunidade. Chwartzmann convidou opresidente para participar do evento “Café com a Comunidade”, realizadoperiodicamente pela Firs, que objetiva integrar lideranças políticas e outrasao cotidiano da comunidade judaica. Integrante do Conselho de Cidadão Honoráriosde Porto Alegre, o presidente da Firs aproveitou para colocar os conselheiros, “comlarga experiência em diversas áreas”, à disposição do chefe do Legislativo.

Para Trogildo, a cidade possui um grande contingente deentidades com alta capacidade contributiva para o encontro de soluções parainúmeros conflitos. “No momento, estamos focados na questão da segurançapública, onde a situação é grave e necessita de ações objetivas”, disse opresidente da Câmara, que idealiza, a partir de um amplo debate, a criação deum Comitê Integrado Metropolitano de Segurança. As datas do café da manhã e doseminário de segurança ainda não estão definidas.

Comunidade

Porto Alegre possui perto de 10 mil judeus em sua população.O Rio Grande do Sul foi o palco, em 1904, da primeira imigração organizada de famíliasjudias no Brasil. A comunidade judaica possui inúmeras entidades na cidade,entre as quais um Lar de Idosos, creche, clubes sociais e instituiçõesreligiosas e benemerentes.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)