Sessão especial

Cecchim destaca diálogo e tomada de decisões como marcas da nova gestão

  • Sessão  de posse da nova Mesa Diretora.
    Vereador Idenir Cecchim (MDB) presidirá a Câmara em 2022 (Foto: Elson Sempé Pedroso)
  • Sessão  de posse da nova Mesa Diretora.
    Prefeito Sebastião Melo prestigiou a posse do seu colega de partido, Idenir Cecchim, na presidência da Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso)

Empossado como presidente do Legislativo Municipal para o ano de 2022, Idenir Cecchim (MDB) enfatizou que sua gestão terá como marcas o diálogo e a coragem para a tomada de decisões. Citando que as obras físicas do Legislativo ficarão a cargo dos engenheiros, disse que a “principal engenharia” que cabe à presidência “é a engenharia da democracia, a engenharia de ouvir, de respeitar, a engenharia da humildade, de saber voltar atrás quando se erra”. “Vamos ouvir antes, vamos avaliar, mas em nenhum momento deixarei de tomar decisões”, acrescentou.

Dirigindo-se ao prefeito Sebastião Melo, Cecchim afirmou saber e ter consciência que o poder Legislativo é independente, mas que isso não significa que o presidente da Câmara não deva colaborar com o Executivo para melhorar a cidade. “O Executivo pode contar com os vereadores desta Casa, situação e oposição, todos querem a mesma coisa: o bem estar da população. A Câmara de Vereadores deverá e continuará sendo uma porta aberta e um ouvido para a população falar e fazer tambor”, afirmou. 

O novo presidente fez um agradecimento público ao ex-prefeito José Fogaça, presente na solenidade de posse, por tê-lo convidado a ser secretário de Indústria e Comércio, apresentando, na oportunidade, o desafio de “fazer o que pode ser feito, com responsabilidade”, agilizando a abertura de negócios na cidade. “Sob sua liderança, fizemos muitas mudanças”, enfatizou. 

Também agradeceu ao atual prefeito pela militância de décadas juntos e brincou sobre a origem de ambos, Melo natural de Goiás e Cecchim nascido em Nova Prata (RS) e criado em Ibiraiaras (RS). “Imaginem os senhores todos que, nos 250 anos de Porto Alegre, o chefe do Executivo é um homem da roça lá de Goiás e, do Legislativo, um homem da roça aqui do Rio Grande.”

Mencionando a família como “o principal núcleo que precisamos agradecer”, fez referência à filha, Carolina, ao genro e ao neto, e uma menção especial à esposa, Rosângela. Agradeceu, ainda, aos seus eleitores e aos governadores com os quais trabalhou: Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori. “Fico muito honrado em ter servido a esses homens do Rio Grande, a essas figuras políticas inabaláveis”, afirmou, destacando o aprendizado recebido nas três experiências. 

Cecchim também fez um agradecimento à Mesa Diretora de 2021, que fez “a Câmara funcionar a pleno mesmo durante a pandemia”, bem como os vereadores da base, que foram decisivos para a aprovação dos 64 projetos do Executivo aprovados durante a liderança de Cecchim, e os parlamentares de oposição. “O vereador Pedro Ruas teve um papel importante. Podemos não concordar, mas nós devemos ouvir”, destacou. Por fim, agradeceu a todos os parlamentares pela aprovação unânime da nova Mesa Diretora. “Vamos tentar fazer jus a isso”, afirmou.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Idenir Cecchimpresidênciaposse