Cece debate despejos de CTG e de centro de rap
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre abordou hoje (31/5) os pedidos de reintegração de posse e despejo movidos pela prefeitura de Porto Alegre contra o CTG do Rubem Berta e o Instituto Cultural COHAB “É Só Rap”. Da reunião, presidida pelo vereador Roberto Robaina (PSOL), ficou encaminhada uma nova reunião do CTG e do instituto É só Rap com o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, que irá deliberar sobre o assunto com o Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB) e o Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae). Robaina disse que espera que a reunião tenha um tom conciliatório, para que se resolvam os problemas apontados pelas instituições. “Que a gente possa fazer uma reunião objetiva, com essa ideia de negociação para resolver”.
Leandro Tiry, ativista do movimento hip hop e um dos envolvidos no Instituto Cultural COHAB “É Só Rap”, disse que o instituto é de grande importância cultural para a região e que o possível fechamento deixaria a área carente. Tiry citou também o descaso com a segurança no local. “Depois do posto da Brigada Militar ser abandonado pelo poder público estadual, a gente levou até o Orçamento Participativo, a gente buscou o gabinete do prefeito para poder acolher e usar como guarda-chuva nesse processo como centro cultural”.
Sérgio Domingo, presidente do CTG Rubem Berta, pediu esclarecimentos e transparência para que possam se regularizar. “A gente sabe que tem coisa errada, mas estamos aí para dialogar e resolver o problema.”
O secretário André Barbosa se colocou à disposição das instituições. “Não é do interesse do município ver um imóvel abandonado, sem uma destinação correta. Se a gente pode usar esse imóvel em prol da comunidade local, da cultura, nós não vamos criar nenhum problema para que isso ocorra."