COMISSÕES

CECE debate valorização dos docentes da rede conveniada

Reunião de Comissão - 7ª reunião (ordinária) da CECE - Movimento Professor Sim, técnico em desenvolvimento infantil não. Convidados: SIMPA, SIMPRO, ATEMPA, CME, CEED, Fórum Municipal de Educação, AEPPA, Fórum MDCA, Comissão de Educação da ALRS, SMED, SMAP, Faculdades de Educação, UniRitter / FAPA, UFRGS-FACED, PUCRS, UERGS, Unisinos, Uniasselvi.
Proponente : Ver. Jonas Reis
Coordenador:CECE - Ver. Mauro Pinheiro
Trabalhadoras querem ser reconhecidas como professoras (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A pauta debatida na reunião desta terça-feira (28/03) pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) foi a valorização docente da rede de escolas conveniadas. O encontro foi conduzido pelo presidente da comissão, vereador Mauro Pinheiro  (PL).

 

A demanda foi proposta pelo vereador Jonas Reis (PT), que citou a importância de trazer o debate para dar um fim na luta da rede conveniada, que já se estende desde a década de 80 até os dias de hoje, em busca do piso do magistério.  "Hoje a gente chega em um debate nacional, que é o piso do magistério e uma das formas de valorizar é pagar o que é previsto em lei. Queremos entender como a gente pode, como Câmara de Vereadores, construir consensos na cidade para melhorar a situação”, ressaltou o vereador. 

 

A presidente da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), Fernanda Paulo, disse que após muitos anos de regime de Parceria Público Privada, os docentes seguem trabalhando em regime de CLT como técnicas de desenvolvimento infantil, mesmo exercendo a função de professoras. “Hoje fechando 30 anos, ainda não temos nenhuma professora que exerça essa função de professora contratada como tal”, afirma.

 

Segundo Fernanda, atualmente são 217 instituições que são Organizações da Sociedade Civil (OSC), mas com uma rotatividade muito grande de profissionais que terminam a graduação de licenciatura e, por não receber o piso, acabam procurando outras áreas. “Há uma dificuldade grande das instituições de contratar profissionais para trabalhar nas escolas, porque não tem essa valorização”, ressalta.

  

Pinheiro encerrou a reunião salientando que é necessário um debate qualificado em torno do tema, convidando alguma entidade a comparecer à Tribuna Popular e trazer a pauta para que outros vereadores possam estar cientes da situação. “Está na hora da gente lutar, não só pela valorização de reconhecimento, mas de valoração.”

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)