Comissões

Cece ouve demandas da comunidade para a Praça México

  • Vereadores da Cece visitam a Praça México e ouvem a comunidade do entorno. Na foto, vereadores Mauro Pinheiro, Giovane Byl e Gilson Padeiro
    Vereadores ouviram pedidos da comunidade por melhorias na praça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadores da Cece visitam a Praça México e ouvem a comunidade do entorno. Na foto, pista de skate. Skatista. Esporte.
    Skatistas querem reforma na pista (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitou na tarde desta terça-feira (15/08) a Praça México, no Jardim Dona Leopoldina, para tratar de reformas na pista de skate e da praça. A pauta foi uma iniciativa do vereador Mauro Pinheiro (PL).

O proponente ressaltou que foi procurado pelo pessoal que utiliza a praça com diversos pedidos de melhorias. Dentre as solicitações estão a melhora na iluminação da praça, reformas no banheiro e na pista de skate, reformas no espaço da bocha, instalação de bebedouros e ajuda com a segurança do local. “Fomos procurados pelo pessoal do skate, da bocha e o pessoal da comunidade mesmo. São várias demandas da comunidade e a gente resolveu junto dos vereadores trazer a reunião da comissão aqui para a praça”, disse Pinheiro.

O prefeito da Praça México, José Renato Fonseca, mais conhecido como “Fumaça”, informou que foi destinada uma emenda de R$ 200 mil  para a reforma dos banheiros, mas a reforma nunca ocorreu. Segundo o prefeito, já foram solicitadas diversas vezes a colocação de lâmpadas, bancos e acessos pela praça ao posto de saúde. “O pessoal não pode descer pela praça para ir no posto, a escada é ruim e não tem corrimão para a  gente segurar”, informou.

Representando a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, o diretor Rodrigo Kandrik informou que haverá a manutenção da pista de skate da praça no próximo evento do Skate Total Urbe (STU). Segundo Rodrigo, a secretaria está lançando um novo edital para a contratação de professores e neste edital estão previstas aulas de esportes na comunidade. Serão seis turmas, divididas em 12 horas semanais.

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS), representada pela engenheira Lucianne Gomes da Silva e a arquiteta Andreia Lohmann, apresentou plantas do novo banheiro e das rotas de passeio com piso tátil. As obras do banheiro devem iniciar em até 120 dias, contando com dois sanitários masculinos e dois femininos,  um de cada banheiro será para uso de pessoas com deficiência. Este é um projeto piloto de banheiro que poderá ser replicado para outras praças.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)