Comissões

Cece ouvirá secretários da Educação, Cultura e Esportes

Comissão realizou, nesta terça-feira (9/2), sua primeira reunião ordinária na legislatura

Reunião da Cece. Vereadores e vereadoras Daiana Santos, Giovane Byl, Mari Pimentel, Fernanda Barth e Jonas Reis
Na foto, a partir da esquerda: Daiana Santos, Giovane Byl, Mariana Pimentel, Fernanda Barth e Jonas Reis (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (9/2), sua primeira reunião ordinária desta legislatura. No encontro, presidido pela vereadora Fernanda Barth (PRTB), houve a apresentação dos membros, distribuição de processos, bem como o planejamento dos trabalhos da Comissão para o primeiro semestre de 2021.

Na oportunidade, ficou definido que serão ouvidos os secretários municipais das áreas de atuação da Comissão para que apresentem as ações das pastas, respondam questionamentos dos parlamentares e do público participante e para fortalecer a parceria da Comissão com os mesmos. A primeira a ser convidada será a secretária de Educação, Janaina Audino, e representantes do Conselho Municipal, que deverão ser ouvidos em reunião extraordinária via zoom, no dia 18 de fevereiro. Em pauta, o retorno das aulas e plano de trabalho, entre outros assuntos. O próximo convidado será o ex-secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, para apresentar os resultados do trabalho frente à pasta.

A presidente da Comissão destacou aos colegas que o ano será de muito trabalho e da promoção de um debate qualificado, especialmente, em medidas para amenizar o prejuízo do ano letivo de 2020 em virtude da pandemia. "Tenho muito respeito por todos os professores, pelo meio artístico, cultural e de esporte, pois são áreas que merecem nossa total atenção. Desde já, agradeço a participação de vocês, colegas. Se tem uma Comissão de pode influenciar positivamente a qualidade de vida é a Cece, pois a igualdade de oportunidades só é possível com a melhoria da qualidade do ensino ofertado", ressaltou Fernanda Barth.

Pautas prioritárias

A vice-presidente, vereadora Mariana Pimentel (Novo), destacou que “essa Comissão terá a grande missão de trazer cada estudante de volta para a sala de aula, pois educação, esporte e cultura não dão margens para outros rumos. Ampliar o diálogo e a participação de pais e mães aqui também é fundamental”. 

O vereador Giovane Byl (PTB) apontou que a educação é a pauta do momento. “Precisamos do retorno das aulas com toda a segurança sanitária. O turno integral também é um desafio. Precisamos voltar a ter o programa escola aberta, que é o único equipamento social que muitas comunidades têm”.

A vereadora Daiana Santos (PCdoB) reforçou a importância de haver a aproximação das bases com os conselhos escolares. "Precisamos construir políticas para a cidade pensando com um olhar ampliado, dentro da diversidade e levando em conta questões como oportunidade de emprego e segurança alimentar, por exemplo.”

Já o vereador Jonas Reis (PT) pontuou que há mais de cinco mil crianças fora da escola, porque não têm vagas. "Isso não pode mais acontecer. O debate sobre a valorização dos profissionais da educação e de ações de economia criativa, a descentralização da cultura e o desenvolvimento da cidade, do ponto de vista social e econômico, também precisam da nossa atenção.”

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)