Comissões

Cece trata sobre a segurança no trânsito em torno das escolas

11ª Reunião ordinária teve como pauta a insegurança no trânsito no entorno das escolas.
A reunião tratou sobre medidas possíveis de serem implementadas e campanhas em andamento sobre a educação para o trânsito (Foto: Júlia Urias/CMPA)

Na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre desta terça-feira (16/04) foi debatido o tema da insegurança no trânsito em torno das escolas. A pauta foi proposta e conduzida pelo vereador Professor Alex Fraga (PSOL). A reunião tratou sobre medidas possíveis de serem implementadas e campanhas em andamento sobre a questão.

O proponente discorreu sobre os riscos a que estão submetidas as crianças em escolas nas quais o entorno não há instalação de mecanismos de redução de velocidade para veículos automotores. O vereador apresentou uma minuta de projeto que legisla sobre este assunto e sugere a instalação de lombadas ou faixas de pedestres elevadas em frente aos locais de entrada e saída de alunos.

O coordenador de educação da EPTC, Diego Marques, relatou ações que já vêm sendo elaboradas pela EPTC, junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) e à comunidade escolar, no que tange à educação no trânsito. "Avaliamos essa iniciativa como positiva, mas faço questão de pontuar esse esforço da Smed e da EPTC pra que Porto Alegre se torne um exemplo de educação no trânsito". Segundo Marques, estas ações têm resultado em mudanças estruturais nas vias do entorno de algumas escolas, além de atividades bem-sucedidas de educação para mobilidade urbana. Também ponderou que é preciso sempre combinar mudanças estruturais nas vias com campanhas de educação.

Membro do setor de educação da EPTC, Leandro Coelho ressaltou a pertinência do tema e reforçou que os três pilares da segurança no trânsito são a educação, a engenharia e a fiscalização. "Nem sempre será uma lombada ou uma faixa elevada que vai resolver. Geralmente, é uma combinação de vários fatores. Tem que ter envolvimento da comunidade escolar na questão da educação. Isso é muito importante", destacou.

Maurício Cunha, representante da Smed, falou que a segurança viária nas escolas é uma preocupação constante da Secretaria. Destacou a importância do trabalho preventivo para evitar que acidentes acontençam e as ações sejam tomadas somente após possíveis tragédias. Em relação à minuta do vereador Alex Fraga, acredita que ela reflete bem o debate feito, mas que é necessário um estudo técnico anterior, bem como realizar atividades educacionais conjuntas. "O redutor de velocidade é sempre necessário, mas é fundamental educar as crianças sobre a forma que usam os aparelhos de segurança colocados", concluiu. 

Encaminhamentos

O vereador Professor Alex Fraga (PSOL) propôs eleger uma data no calendário escolar de Porto Alegre para realizar uma atividade de educação no trânsito que envolva toda a rede de educação do município. Diego Marques sugeriu que seja feita durante a campanha de retorno às aulas. A Comissão também considerou a convocação de fiscais voluntários para ajudar nas campanhas de conscientização e orientação no trânsito próximo às escolas.  

Texto

Theo Pagot (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)