Cedecondh apresenta calendário de pautas e plano de trabalho para 2025

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu nesta terça-feira (11/02) para apresentar os vereadores que compõem a Comissão, o calendário de pautas e plano de trabalho para o ano de 2025. A pauta foi proposta e conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Erick Dênil (PCdoB).
Neste ano, a Cedecondh será formada pelos vereadores Pedro Ruas (PSOL), Fernanda Barth (PL), Marcelo Bernardi (PSDB), Vera Armando (PP) e Dênil, que se apresentaram e entraram em consenso de que a prioridade da Comissão será buscar um diálogo fraterno, independente de divergências políticas, para aprovar projetos de melhoria da Capital e pela proteção dos direitos humanos dos porto-alegrenses. “Que a gente possa ter uma Comissão que, de fato, entregue para Porto Alegre aquilo que é necessário, a discussão sobre debates que envolvam a Comissão são os temas de direitos humanos que envolvem tudo, que envolvem o acesso à água, acesso à energia elétrica, o acesso à habitação, à segurança pública e urbana, que envolve também o direito do consumidor. É uma discussão muito ampla que vai tratar de muitos temas da cidade, então que a gente possa produzir um trabalho objetivo e que possa entregar para a cidade resultados da formação coletiva da Comissão”, explicou o proponente.
Foi definido um calendário semestral para as pautas da Cedecondh, com uma divisão igualitária de datas de pautas entre os membros, com uma estimativa de quatro propostas de pauta para cada vereador. A primeira pauta definida foi proposta pelo vereador Pedro Ruas e acontece no dia 18/02, a partir das 14h, no CTG Vaqueanos da Tradição, localizado na Rua Dr. Caio Brandão de Melo, 250, no Bairro Humaitá. Serão debatidas as reclamações da população do bairro e região sobre a qualidade do serviço de fornecimento de água potável ofertado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Entre os convidados a prestar esclarecimentos estão os representantes do Dmae, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH).