Pandemia

Cedecondh debate processo de vacinação na Capital

  • Reunião da Cedecondh. Prioridade da vacina contra Covid-19 para pessoas com deficiência, doenças raras e cuidadores de idosos.
    Presidida por Alexandre Bobadra (canto superior da tela), reunião da Cedecondh seguiu formato virtual (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Reunião da Cedecondh. Prioridade da vacina contra Covid-19 para pessoas com deficiência, doenças raras e cuidadores de idosos.
    Secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, participou da reunião (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu debate virtual sobre a vacinação contra a covid-19 no município na tarde desta terça-feira (2/3). Para esclarecer o tema, especialmente no que se refere à inserção de pessoas com deficiência, doenças raras e cuidadores de idosos nos grupos prioritários para receber a vacina, estiveram presentes o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, e o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

Ao responder questionamentos dos parlamentares e convidados, o secretário Sparta destacou o trabalho incansável feito pelo município com o intuito de ampliar leitos, vacinas e testagens. “Preparamos a cidade para fazer a vacinação da forma mais ágil possível. Até o momento, praticamente vacinamos 10% da população, contabilizando primeira e segunda dose. Temos a esperança de chegar mais um lote nos próximos dias para reduzir ainda mais a faixa etária de vacinação nos idosos e completarmos o grupo da área da saúde. Já foi protocolado, nesta Casa, o Projeto que autoriza o Executivo a comprar vacinas, para que possamos aderir ao consórcio dos municípios, o que poderá agilizar o processo de vacinação também”, apontou.

Sobre a inserção de pessoas com deficiência, doenças raras e cuidadores de idosos nos grupos prioritários, Ritter explicou que o município tem quatro fases prioritárias de vacinação, as quais contemplam grupos específicos e seguem determinação do plano nacional do governo federal. “Não temos autorização legal para alterar isso, por mais que concordemos com essas mudanças, sob pena de o Ministério Público questionar qualquer alteração. Me coloco à disposição para levarmos essa pauta à Comissão Intergestora Bipartite, possibilitando o debate, alterações e, até mesmo, explicações sobre muitas questões em aberto sobre os grupos das próximas fases de vacinação.”

O encontro foi coordenado pelo presidente da Cedecondh, vereador Alexandre Bobadra (PSL), que parabenizou Sparta pela condução dos trabalhos frente à pasta da Saúde, e contou com a participação dos demais vereadores da Comissão - Alvoni Medina (REP), Kaká D’avila (PSDB), Laura Sito (PT), Matheus Gomes (PSOL) e Monica Leal (PP) -, além de representantes de associações e entidades da sociedade civil ligadas a pessoas com deficiência, doenças raras e idosos, entre outros convidados.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:vacinaçãovacinacoronavíruscovid-19pandemia