Cedecondh discutirá problemas na telefonia
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) teve sua primeira reunião ordinária na tarde desta terça-feira (3/2). Estiveram presentes os vereadores Juliana Brizola (PDT), presidenta da Comissão, Toni Proença (PPS), vice-presidente, Adeli Sell (PT), Ervino Besson (PDT) e Marcello Chiodo (PTB).
Juliana disse que pretende focar o trabalho da comissão nos casos que atinjam grande parte da população, como os problemas na área de telefonia. Não deixaremos de tratar de todos os casos individuais, porém deveremos dar prioridade aos casos que envolvam a coletividade. Segundo Adeli, alguns assuntos que seriam objeto de discussão de outras comissões podem vir a ser da Cedecondh. Os problemas que atingem hoje os usuários de transporte coletivo de Porto Alegre, por exemplo, já podem ser considerados desrespeito aos direitos do consumidor e até aos direitos humanos. Toni Proença observou que espera poder debater e avançar nas proposições de políticas públicas que garantam os direitos do consumidor e os direitos humanos.
Adeli propôs que fossem convidados para a reunião do dia 17 o secretário de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu DAvila, e o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Kevin Krieger, para discutir questões sociais relacionadas aos chamados drogaditos. Ficam aqueles jovens vivendo na rua, dormindo nas calçadas, sem assistência. Então essa, além de ser uma questão de saúde, é também de direitos humanos. Queremos saber o que a prefeitura está fazendo em relação a essa situação.
O vereador Pedro Ruas (PSOL) também integra a comissão. As reuniões ordinárias da Cedecondh acontecem às terças-feiras, às 14h30, e são abertas à população.
Carla Kunze (reg. prof. 13.515)