Comissões

Cedecondh ouve queixas de práticas abusivas em empréstimos a idosos

Reunião de Comissão - CEDECONDH - comissão discute práticas abusivas de empréstimo consignado
Vereador Cassiá Carpes (PP) (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiu hoje o tema "Empréstimo Consignado – práticas abusivas". O encontro foi conduzido pelo presidente da comissão, vereador Cassiá Carpes (PP). 

Como encaminhamento, ficou definido que será analisada a possibilidade de redação de uma minuta de projeto de lei que impeça a propaganda e contratação de empréstimos consignados, por telefone,, principalmente por parte de idosos. Cassiá também colocou os canais da comissão à disposição para veiculação de campanhas de prevenção a golpes envolvendo crédito a idosos.

Participaram da reunião o presidente do Fórum Nacional de Defesa do Consumidor, Cláudio Pires Ferreira; a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, Teresa Cristina Fernandes Moesch;  o coordenador do Procon de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo;  os delegados de Proteção ao Idoso, Cristiane Pires Ramos, e ao Consumidor, Joel Wagner; o coordenador do Centro de Apoio do Consumidor e da Ordem Econômica, Gustavo Munhoz, e o vice-presidente de Relações de Trabalho do Sindicato dos Lojistas, Claus Lagemann.

Ouça no link abaixo a íntegra do áudio da reunião.

https://drive.google.com/file/d/11BmocsGXgwG8feKR1YDRl_KCjlWHBxIM/view?usp=sharing

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)