Comissões

Cedecondh realiza primeira reunião de 2020

  • Reunião de abertura da Cedecondh. Na foto (da esq.): vereadores Comandante Nádia, Hamilton Sossmeier (presidente), Cláudio Conceição
    Cedecondh será presidida pelo vereador Hamilton Sossmeier (c) neste ano (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Reunião de abertura da Cedecondh. Na foto (da esq.): vereadores João Bosco Vaz, Comandante Nádia, Hamilton Sossmeier (presidente) e Marcelo Sgarbossa
    Vereadores discutiram proposta de pautas a serem abordadas durante o ano (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu nesta terça-feira (4/2) para a primeira reunião ordinária de 2020. Presidida pelo vereador Hamilton Sossmeier (PSC), o grupo tem como integrantes os vereadores Comandante Nádia (MDB) - vice-presidente-, Cláudio Conceição (DEM), Marcelo Sgarbossa (PT), Mônica Leal (PP) e João Bosco Vaz (PDT).

De acordo com Rômulo Freitas, assessor da comissão em 2019, que apresentou o relatório dos trabalhos realizados ao longo do ano passado, no total foram feitos 19 encontros, sendo um seminário preparatório para os candidatos ao Conselho Tutelar, além de reuniões com visitas técnicas. “Também fizemos encaminhamentos ao Poder Executivo, bem como atendimentos a pessoas de vulnerabilidade social”, relatou.

Vereadores

Cláudio Conceição ressaltou que 2019 foi um ano muito produtivo para a comissão. “Fizemos o que tinha que ser feito, porque problemas não faltam, o que falta é coragem para enfrentarmos”. Marcelo Sgarbossa lembrou a importância e responsabilidade da atuação do grupo, assim como o vereador João Bosco Vaz, que propôs que as reuniões ocorram sempre às 14h30min das terças-feiras.  

Secretária de desenvolvimento social e esporte da capital por 11 meses, no ano que passou, Comandante Nádia disse estar feliz por estar de junto dos colegas novamente e propôs duas pautas para a comissão. “Sugiro chamar o coordenador-geral do Conselho Tutelar em Porto Alegre, Gabriel Faé, para que apresente o relatório das atividades realizadas nas microrregiões. Outro tema importante é a dificuldade que o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) está tendo para conseguir certificação”, concluiu.

Encaminhamentos

Ao final da reunião o presidente da Cedecondh, Hamilton Sossmeier, fez a distribuição de treze projetos e também sugeriu que ainda nesse semestre o grupo chame o Procon da capital para verificar como está o trabalho de fiscalização com relação as financeiras de empréstimos consignados. “Muitas dessas empresas fazem verdadeiras aberrações, retirando crédito para os idosos, por vezes sem autorização dos mesmos”.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13688)

Colaborou Rian Ferreira (estagiário de jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)