Autismo

Claudio Janta defende demandas do autismo na Secretaria da Saúde de Porto Alegre

Vereador pediu implementação do Censo de Inclusão do Autismo e encaminhou demanda de diagnóstico e tratamento na rede municipal.

Vereador Claudio Janta em reunião na Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Vereador Claudio Janta em reunião na Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Na manhã desta segunda-feira (27) o vereador Claudio Janta esteve em reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para o encaminhamento de pautas relacionadas ao autismo. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Autista, em funcionamento na Câmara Municipal, ele relatou ao secretário Pablo Sturmer e ao coordenador de Saúde Mental, Giovanni Salum Jr, as demandas acolhidas em relação à Saúde do autista, além de buscar alternativas para a implantação do programa Censo de Inclusão do Autismo, promulgado neste ano pelo Legislativo, a partir de um projeto de sua autoria.

De acordo com o secretário, uma série de medidas em andamento deve contemplar algumas das necessidades, como o estabelecimento de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o processo de informatização na rede municipal, que deverá auxiliar no levantamento de dados referentes aos atendimentos de autistas em Porto Alegre. Afirmando como prioridades da Saúde o atendimento das Unidades Básicas de Saúde e a atenção nas escolas, o secretário informou que o órgão trabalha na conclusão de uma cartilha educativa voltada ao ambiente escolar, para auxiliar no diagnóstico precoce de novos casos, além de fornecer orientações em relação aos transtornos do espectro autista (TEA).