Plenário

Colégio João XXIII recebe homenagem na Câmara

  • Movimentação de plenário. Homenagem ao Colégio João XXIII proposta pelo vereador Everton Gimenis.
    Paula Poli dirige o João XXIII (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Homenagem ao Colégio João XXIII proposta pelo vereador Everton Gimenis.
    Everton Gimenis propôs a homenagem ao colégio (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

No período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (26/08), foi realizada uma homenagem ao Colégio João XXIII, por proposição do vereador Everton Gimenis (PT). Segundo o vereador, a instituição homenageada "foi criada para ser uma escola com ambiente alternativo de educação, com espaço para reflexão, debate e associação com movimentos sociais externos. Foi a primeira escola comunitária no estado". Também narrou a trajetória e atualidade da atuação das equipes que dirigem o colégio, destacando sua importância para Porto Alegre. 

A diretora do Colégio João XXIII, Paula Poli, discursou sobre a história da entidade e a proposta pedagógica que, segundo ela, desde o princípio se diferenciava das demais instituições de ensino que existiam na cidade. "Os fundadores propunham uma escola de educação compartilhada entre família e escola. Uma proposta educacional audaciosa e inovadora". A escola, fundada em 1964, foi primeiramente denominada Instituto Educacional João XXIII, cujas diretrizes sempre foram baseada na construção de valores sociais e uma pedagogia progressista, humanista e democrática.

Paula Poli também destacou os avanços recentes da escola e sua luta contra o racismo, com iniciativas e campanhas para mitigar as desigualdades raciais no âmbito da escola e na comunidade ao seu entorno. "O João nasceu da cooperação e até hoje dela sobrevive. Nossa missão está alicerçada nos pilares da responsabilidade, da liberdade, do trabalho e da solidariedade."

Texto

Theo Pagot (estagiário em Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)