Comandante militar do Sul destaca atividades do Exército
O comandante militar do Sul, general José Carlos de Nardi, fez, na manhã desta quinta-feira (20/8), uma palestra sobre a Estratégia Nacional de Defesa, lançado pelo ministro Nelson Jobim. A palestra foi realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Antes, foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), no Salão Nobre Dilamar Machado. O ato foi prestigiado por vereadores e diversas autoridades civis e militares, como o comandante do 5º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro Nivaldo Rossato, e o secretário estadual da Segurança Pública, general Edson de Oliveira.
O general De Nardi defendeu políticas permanentes de capacitação do Exército. Informou que o programa lançado pelo governo federal prevê planejamento estratégico e incremento da indústria de defesa, para que as políticas públicas sejam compatíveis com o tamanho do Brasil para os próximos 20 anos, com a aplicação de R$ 7 bilhões por ano. Disse que o Exército possui cerca de 200 mil homens distribuídos em 400 quartéis, 51 dos quais em região de fronteira.
De Nardi observou que um pelotão de 15 mil militares estão a postos para agir imediatamente nas regiões de fronteira. Destacou que o Exército necessita de investimentos por estar presente em diferentes campos. Lembrou o trabalho realizado recentemente nas enchentes e no combate à gripe. Afirmou que a importância das Forças Armadas podem ser vistas na defesa da Amazônia, por suas reservas naturais, nas regiões de fronteira, no aqüífero guarani e no pré-sal. Lembrou que o Exército também integra as forças de paz. Informou que 1339 homens integram as forças de paz da Organização dos Estados Americanos (OEA). Disse que em situações excepcionais, o Exército pode atuar de maneira repressiva, como no combate à criminalidade. Para isso, é necessário que haja requisição federal ou estadual, que deverá ser de forma episódica e com tempo limitado, acrescentou.
De Nardi mostrou ainda as diversas obras de engenharia realizadas pelo Exército e defendeu maior civismo de todos os brasileiros. A palestra fez parte das homenagens ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. O Comando Militar do Sul é integrado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com cerca de 27 milhões de habitantes.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)