A CÂMARA DE VEREADORES, ATRAVÉS DA PROPOSTA DA VEREADORA COMANDANTE NÁDIA, PROPÕE A ABERTURA DOS TRABALHOS DA FRENTE PARLAMENTAR DA SAÚDE DA MULHER EM PORTO ALEGRE

Comandante Nádia promove a Frente Parlamentar da Saúde da Mulher

a
Foto: Tales Kunzler/GABCN

Na manhã de quarta-feira, 25, a vereadora Comandante Nádia, deu início aos trabalhos da Frente Parlamentar da Saúde da Mulher inspirada no Outubro Rosa, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

Diante dos dados alarmantes pelo aumento de câncer de mama na cidade de Porto Alegre, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do RS, Andréa Damin, em artigos expostos nas redes sociais, afirmando que há 81,6 casos a cada 100 mil mulheres na Capital, e que a previsão é de 670 casos novos para o ano de 2023. Segundo os dados, apenas 26% das pacientes de 50 a 69 anos realizam mamografia no RS – o percentual ideal seria 70% do público-alvo.

Precisamos unir esforços para levar o maior número de informações nas áreas periféricas e buscar apoio para que as unidades de saúde tenham condições de aportar a demanda para que os exames sejam realizados com resultados em prazo hábil para tratamento, caso o diagnóstico seja o não esperado para a paciente.

Comandante Nádia é madrinha do IMAMA e está disposta a buscar medidas para fortalecer as ideias e fazer com que a realidade dos dados alarmantes de mulheres que não realizam exames e quando realizam é tardio, possam ter o amparo devido e a atenção maior para com o auto-cuidado, além de oferta de acessibilidade com maior zelo.

O ato começou pontualmente às 10h30min, na presença de Rita Cunha (Diretora Geral do IMAMA), Franciele Anziliero (Capitã Enfermeira da Brigada Militar), Dr Gerson Junqueira (Presidente da AMRIGS), Dra Luciana Mesko (Representante da SIMERS), Dra Lisiane Hartmann (Representante da Defensoria Pública do RS e Núcleo Dirigente da Mulher), Sra Laine Cidade (Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo), Vereador Hamilton Sossmeier (Presidente Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre e os vereadores da cidade de Tupanciretã, Benhur dos Santos e Carlos dos Santos, membros da sociedade e simpatizantes da causa pela saúde da mulher.

"Porto Alegre terá toda atenção merecida para atender as mulheres com relação a essa pauta, para que possam receber amparo, caso tenham a enfermidade, como para que tenham maiores cuidados com a sua saúde na prevenção. Não podemos falhar como representantes do povo, pois nossa missão é trabalhar para que todos recebam a mesma oportunidade e qualidade na saúde, principalmente quando temos dados preocupantes com o aumento de uma doença que pode ser sanada quando detectada no começo." Informou a Comandante.

 

Texto

Carina Belomé