Sessão Solene

Comenda Porto do Sol marca os 50 anos do Creci-RS

Koch (c) recebeu medalha e diploma de Vendruscolo, ao lado de Adeli (d) Foto: Elson Sempé Pedroso
Koch (c) recebeu medalha e diploma de Vendruscolo, ao lado de Adeli (d) Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene na tarde desta terça-feira (21/8) para a entrega da Comenda Porto do Sol ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 3ª Região (Creci-RS), que completará 50 anos em 26 de outubro. A homenagem foi proposta pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PSD) e presidida pelo vereador Adeli Sell (PT) no Plenário Otávio Rocha.

Vendruscolo disse que o Creci-RS merece a homenagem da Câmara e o reconhecimento da sociedade da Capital por contribuir para o desenvolvimento da cidade. O vereador destacou a presença e a importância do trabalho dos dirigentes, conselheiros e servidores da instituição, em especial do atual presidente, Flávio Koch, e do primeiro dirigente do Conselho, Rodi Pedro Borghetti (pai do músico Renato Borghetti), um dos fundadores.

Conforme o vereador, a lei de 1962 que criou o Creci-RS deve-se, “sem sombra de dúvida, à garra e à determinação” dos pioneiros, entre eles Borghetti e Armando Simões Pires, o segundo presidente do Conselho. “O Creci-RS tem à frente um grupo de abnegados”, afirmou Vendruscolo, elogiando também o afinco dos atuais dirigentes e servidores do Creci-RS. “Todos sabemos que uma entidade tem um comando, mas também o braço forte de quem segura a peteca”, ressaltou. Segundo ele, hoje o Creci-RS congrega mais de 29 mil corretores no Rio Grande do Sul, dos quais mais de 11 mil em Porto Alegre.

O vereador ainda fez um apelo pela união da classe: “Vamos dar as mãos e lutar na mesma trincheira. A sociedade necessita”. Vendruscolo lamentou “a burocracia e a truculência da Fazenda Municipal”. Para ele, o problema é antigo e dificulta o trabalho dos corretores. Citou como exemplos de dificuldades as avaliações dos imóveis feitas pelo órgão público. “Na maioria das vezes o valor para o pagamento do ITBI apresentado pelos técnicos é bem diferente”, disse. Além disso, conforme o vereador, a liberação da guia demora muito e, depois de pagá-la, o comprador ainda tem de aguardar 48 horas para assinar a escritura. “Um verdadeiro retrocesso.”

Agradecimentos

O presidente do Creci-RS, Flávio Koch, agradeceu a homenagem da Câmara e a seus vereadores, em especial a Vendruscolo, que é corretor de imóveis e ex-dirigente do Conselho. Koch agradeceu aos familiares, aos amigos, aos servidores e apoiadores do Creci-RS e a Rodi Borghetti, “um símbolo vivo do corretor de imóveis, que honra toda a categoria”.

Koch também defendeu a importância de trabalhar sempre pela qualificação dos corretores para bem servir a comunidade. Disse que está muito feliz com o atual momento do setor imobiliário e pela oportunidade do Creci-RS de participar de fóruns de discussões, como o Plano Diretor, e de ações para melhorar as cidades, especialmente a capital gaúcha. “Sou apaixonado por Porto Alegre”, afirmou.

A Comenda

Criada em Resolução em 2007, a Comenda Porto do Sol é conferida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que, com sua atuação pública em área do conhecimento, tenham contribuído para o desenvolvimento da sociedade. A distinção é entregue em forma de medalha com o Brasão de Porto Alegre e diploma alusivo à data. 

Além de Adeli e Koch, compuseram a mesa durante a solenidade o primeiro presidente do Creci-RS, Rodi Pedro Borghetti; o secretário da Smic, Omar Ferri Júnior; o presidente do Secovi/Agademi, Moacyr Shukster; e o presidente da Agadie, José Euclésio dos Santos. Também participaram da sessão os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM) e Luiz Braz (PSDB).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)