Presidência

Comerciantes da Vila Dique querem definição sobre novos lotes

Comerciantes conversaram com Nelcir Tessaro (e) e Maria Celeste Foto: Eduarda Amorim
Comerciantes conversaram com Nelcir Tessaro (e) e Maria Celeste Foto: Eduarda Amorim

Na quinta-feira (1/4), o presidente da  Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), recebeu comerciantes da Vila Dique que ainda não foram transferidos para o novo loteamento, localizado na Avenida Bernardino Silveira Amorim, 1915, no bairro Sarandi. Durante o encontro, realizado no Salão Nobre Dilamar Machado, os comerciantes alegaram estar arcando com prejuízo econômico, já que a maioria de seus clientes já foram transferidos para o novo local, determinando que eles não tenham para quem vender seus produtos.

Os comerciantes ainda mostraram descontentamento quanto à marcação dos terrenos na nova área. “Vamos marcar audiência pública com essa comunidade e pontuar todos os problemas que estão ocorrendo”, disse Tessaro, garantindo que fará visita, antes da audiência, ao loteamento para verificar se está mesmo havendo discrepância entre o praticado e o previsto no projeto original entregue pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) à Caixa Federal.

Segundo Davi de Lima, presidente da  Associação de Moradores  da Vila Dique, “os comerciantes querem ter certeza do limite e da localização de seus pontos de comércio e evitar que outras pessoas, que anteriormente não exerciam atividade comercial na Dique, sejam privilegiadas na localização”.

Os comerciantes estiveram acompanhados da vereadora Maria Celeste (PT), que sugeriu a Nelcir Tessaro a realização de uma visita ao loteamento antes da realização da audiência pública. Na ocasião foi feita análise rápida de um mapa do loteamento Bernardino Silveira Amorim, que deverá abrigar as famílias que estão saindo da Vila Dique. O novo local é composto por 108 apartamentos, 1348 sobrados e comércio. Além disso, ainda estão previstas as construções de escola, centro de triagem, posto de saúde, centro social, praça e creche.

Ana Madeira (reg.prof. 4875)