Cidade

Comerciantes mantêm disposição de realizar Saint Patrick’s Day no Moinhos

Moradores reafirmaram que são contra o evento

Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

No início da tarde desta sexta-feira (02/3), foi realizada, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a segunda reunião intermediada pelo Legislativo, entre representantes do Executivo Municipal, moradores e comerciantes do bairro Moinhos de Vento, para tratar da realização da Saint Patrick’s Day, no próximo dia 17 de março, na rua Padre Chagas.

De acordo com os representantes de comerciantes do bairro, o evento não possui um promotor específico, “ocorre naturalmente, em função da adesão pública e comportamentos culturais, há cinco anos, com o número crescente de participantes”.  Em função disso, solicitaram apoio do Executivo, com infraestrutura adequada, para minimizar os impactos da festa no local.

Antônio Gornatti, representante do escritório de eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) esclareceu que o Executivo está preparado para trabalhar na fiscalização e adequações. Lembrou, porém, que Porto Alegre terá cerca de 16 eventos relativos ao Saint Patrick’s Day no mesmo período. Gornatti observou que a SMDE vai focar o trabalho na vigilância e fiscalização de ambulantes e destacou a necessidade de um trabalho conjunto com os comerciantes da região para estabelecimento da estrutura necessária.

Zigomar Galvão, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informou que a Empresa está atenta a essa agenda, adiantando que não há uma formalização sobre a realização do evento. Galvão explicou que, se necessário, ocorrerá bloqueio efetivo da via e demais providências para segurança do tráfego de pessoas. O representante da Guarda Municipal, Glauber Zilio, informou que as escalas de efetivos ocorrem de acordo com a formalização da agenda, mas relatou que estão atentos a essa demanda.

O encontro, coordenado pelo vereador Ricardo Gomes (PP), foi marcado pela manifestação dos defensores do evento e pelos moradores do bairro, que são contra a realização da festa no local previsto. Após esclarecimentos, ficou acordada a participação de todos os interessados na reunião que ocorrerá quinta-feira (08/3) no Ministério Público. Também foi acordada a priorização da votação do projeto de lei, de autoria do vereador Professor Wambert (PROS), que inclui no calendário da Capital a celebração Saint Patrick’s Day.

Origem da festa

A celebração de Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício, em português), é uma tradicional festa irlandesa, comemorada anualmente no dia 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte. A data é uma homenagem ao santo padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. O folclore irlandês conta que Patrick utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)