Comissão

Cosmam pedirá suspensão de obra na Anita

Osório representa moradores do bairro Foto: Elson Sempé Pedroso
Osório representa moradores do bairro Foto: Elson Sempé Pedroso
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre encaminhará ofício ao prefeito José Fortunati para que suspenda as obras de construção de uma passagem de nível na Rua Anita Garibaldi no cruzamento com a Avenida Carlos Gomes até o próximo dia 25 de junho. A deliberação foi tomada nesta terça-feira (12/6) após pedido apresentado por moradores do entorno que compareceram à reunião.
 
Conforme os moradores, além de a Prefeitura não ter apresentado justificativas para a obra, há impactos expressivos no meio ambiente, no comércio e em residências da Anita. "A trincheira vai apenas deslocar os congestionamentos, que ocorrem hoje no cruzamento com a Carlos Gomes, para duas quadras adiante", observou Osório Queiroz, um dos representantes dos moradores. 

Audiência Pública

Conforme o presidente da Cosmam, vereador Beto Moesch (PP), a suspensão solicitada pela comissão deve ser mantida pelo menos até o dia 25 de junho próximo porque neste dia haverá audiência pública na Igreja Mont"Serrat (às 19h) entre moradores e Prefeitura para apresentação do projeto e de seus impactos na região. Beto informou ainda que a Cosmam vai se integrar à audiência pública realizando reunião extraordinária durante o evento. "Há um movimento forte da sociedade para participar das decisões que afetam a vida das pessoas. E isso é um direito delas. Não se pode admitir a realização de uma obra com impacto ambiental sem ouvir antes a sociedade", declarou o vereador.

Asfaltamento

A Cosmam ainda deliberou pelo envio ao Executivo de solicitação de suspensão de trabalhos de asfaltamento na Alameda Raimundo Corrêa, próxima do local onde está prevista a construção da trincheira, e de várias alamedas situadas no entorno da Praça Japão. A comissão também solicitará à Smov o cronograma do órgão para asfaltamento de ruas no restante do ano de 2012.

A reunião teve a presença dos vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Carlos Todeschini (PT) e Valter Nagelstein (PMDB) e de representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente (Smam) e do Planejamento (SPM), além da EPTC.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)