Plano Diretor

Comissão discute preservação cultural e ambiental

Arquiteta Helena Graeff e Maria Celeste (d), relatora da comissão Foto: Bruno Todeschini
Arquiteta Helena Graeff e Maria Celeste (d), relatora da comissão Foto: Bruno Todeschini

A comissão temática da Câmara Municipal que debate Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade, uma das cinco divisões da comissão especial encarregada da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre, recebeu, na manhã desta sexta-feira (17/4), a arquiteta e urbanista Elena Graeff, que apresentou o painel Patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental Natural. O objetivo da apresentação foi o de dar início a uma discussão mais aprofundada sobre o desenvolvimento da cidade, relacionado com o patrimônio cultural.

Dentro do antigo conceito de patrimônio histórico – hoje identificado de forma mais ampla como patrimônio cultural da cidade – está a orla do Guaíba. Ela tem sido alvo de discussões polêmicas, principalmente em relação à área do antigo Estaleiro Só. Projeto que tratava da mudança do regime urbanístico do Pontal do Estaleiro acabou sendo aprovado em março deste ano pela Câmara Municipal. "A orla faz parte do patrimônio cultural da cidade, sim. Há uma equipe coordenada pela Secretaria de Planejamento que estuda formas de utilização da orla do Guaíba”, explica Elena.

Preservação

Sobre a proteção ao patrimônio cultural da cidade, a arquiteta ressalta que a idéia de preservar não equivale ao “congelamento” de um prédio ou uma paisagem, impedindo o seu uso. Ao contrário disso, diz ela, de acordo com a atual concepção de conservação da história e da cultura da cidade, “só faz sentido preservar um patrimônio se ele fizer parte da vida das pessoas e da cidade, se puder de alguma forma ser utilizado pela população”.

Este uso do patrimônio, segundo Elena, deve ser adequado ao momento, ser compatível com as especificidades e a dinâmica de desenvolvimento de cada localidade e sempre preservar as características que o tornam um patrimônio cultural: “aquilo que se construiu, se usa habitualmente e é a expressão cultural de uma cidade e seu povo”.

Participaram da reunião os vereadores Maria Celeste (PT), relatora, João Pancinha (PMDB), Dr. Thiago Duarte (PDT) e DJ Cassiá (PTB). Os encontros desta Comissão Temática são abertos à participação da população e ocorrem sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h, na Sala 301 das Comissões, 3º andar da Câmara Municipal de Porto Alegre, Av. Loureiro da Silva, 255.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Associação entrega denúncia sobre perdas ambientais no Moinhos