COSMAM

Comissão recebe demandas do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul

  • Vereadores Jessé Sangali, José Freitas e Claudia Araújo visitam o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e são Recebidos pelas enfermeiras Daniela Januário Padilha e Valquíria de Oliveira Padilha para falar sobre as demandas e situação atual da instituição.
    Cláudia, Freitas e Sangalli na visita ao PACS nesta quinta (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Vereadores Jessé Sangali, José Freitas e Claudia Araújo visitam o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e são Recebidos pelas enfermeiras Daniela Januário Padilha e Valquíria de Oliveira Padilha para falar sobre as demandas e situação atual da instituição.
    Vereadores ouviram demandas de profissionais de saúde do posto (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (12/8), vereadores que integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), no Bairro Santa Tereza. Os parlamentares receberam demandas, especialmente, quanto ao déficit de profissionais em todas as áreas, necessidade de aquisição de equipamentos, materiais e melhorias de infraestrutura, pagamento do percentual de insalubridade e apoio a projeto para aprimorar a segurança no local.

A enfermeira coordenadora Daniela Padilha apontou que, neste momento, o PACS está com atendimentos com empresa terceirizada, o que representa 48 profissionais a mais no quadro. "Com a pandemia, esse apoio tem nos auxiliado. Fizemos o dimensionamento de pessoal, por normativa do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), e o mesmo mostra todos os setores com déficit de pessoas. Dá mais de 30 profissionais em toda a casa. Falta gente em todos os postos, como emergência psiquiátrica, clínica, sala vermelha, sala de internação e sala laranja", esclareceu. 

Já a supervisora de Enfermagem, Valquíria Padilha, ressaltou a importância de haver, por exemplo, a reciclagem dos equipamentos, tendo em vista que muitos ficam sem a devida manutenção. "Com o aumento da quantidade de atendimentos em função da Covid-19, tivemos dificuldades quanto aos respiradores, por exemplo. Também temos emendas disponíveis, mas que esbarram em muitas burocracias", lamentou.

Encaminhamentos

O presidente da Cosmam, Jesse Sangalli (Cidadania), a vice-presidente, Cláudia Araújo (PSD), e o vereador José Freitas (Republicanos) definiram como encaminhamento inicial a marcação de reunião de trabalho no PACS, com a participação do secretário da Saúde, Mauro Sparta, visando tratar de todas as demandas recebidas. "O PACS é um dos maiores gargalos da saúde do município. Temos algumas parceirizações e aqui a maior parte da gestão é pública. O RH é um dos principais problemas, foi defasado ao longo do tempo pelo índice de licenças de saúde, pessoas fora da área fim ou falta de realização de concurso. Também vamos sugerir ao Executivo contratação emergencial aos moldes do que foi feito em março, com merendeiras e serviço de limpeza da rede de ensino público", ressaltou Sangalli.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)