Comissão Representativa

Lideranças

No período de Lideranças da reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (29/1) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

TRABALHO - Pedro Ruas (PSOL) comentou notícia publicada ontem (28/1) informando que em 2009 está prevista a perda de 50 milhões de postos de trabalho no mundo.  “É um dado assustador, maior que qualquer exército do mundo”, considerou. Comentou ainda Moção de Apoio aprovada na Casa, sobre projeto da deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) que proíbe, por seis meses, a demissão imotivada de funcionários no País. “Por isso estaremos em Genebra, na Suíça, buscando apoio para essa proposta”, comunicou ao ressaltar que todos têm responsabilidade e devem se preocupar com a perda de empregos. (RA)

LIDERANÇA - Valter Nagelstein (PMDB) agradeceu cumprimentos recebidos pela ascensão ao cargo de líder do governo. “Estarei à disposição de todas as bancadas em assuntos que dizem respeito a Cidade”. Aproveitou e convidou os vereadores para visita ao Centro Comercial de Compras, amanhã, às 11h30min. “Vamos até o local para que todos possam conhecer e dirimir dúvidas”. Também falou que a prefeitura já constituiu um grupo de trabalho para dar atenção às famílias desabrigadas da Vila Chocolatão. “Vai ser coordenado pela Secretaria de Coordenação Política e Governança Local e contará com a participação de diversos órgãos do governo”. (RA)

BOLSA - Maria Celeste (PT) elogiou o governo federal por não só manter o programa Bolsa-Família em 2009, como aumentar o valor do benefício. “Vejo com satisfação que, apesar de toda crise mundial, Lula mantém como prioridade as áreas social e da saúde”. Disse que com essa proposta o governo tira da miséria e da exclusão social mulheres, crianças e adolescentes. Comunicou que também são contemplados com o benefício famílias indígenas, pessoas em situação de risco, resgatadas das ruas e do trabalho escravo, além de remanescentes dos quilombos. (RA)

FRASE - João Dib (PP) falou sobre frase de Getúlio Vargas gravada nas escadarias da Prefeitura de Porto Alegre. “Lá diz que o Trabalho é o Maior Fator da Dignidade Humana”. O vereador disse, por isso, discordar do governo federal que, ao invés de dar trabalho à população dá dinheiro. “Não vejo sentido em elogiar o Bolsa Família”, considerou. Para Dib, se o governo desse emprego, as famílias se tornariam consumidoras. Criticou também o presidente Lula que tem mandado as pessoas gastarem. “Não sei o que pode comprar uma pessoa que ganha R$ 400,00”. (RA)

DEMOCRACIA - Reginaldo Pujol (DEM) saudou as sessões representativas da Câmara Municipal como um espaço democrático para discussão de idéias e pontos de vistas dos vereadores. Comentou que ao longo dos dias de comissão, os parlamentares puderam discutir assuntos locais, estaduais e até do país. Pujol destacou ainda que, ao contrário do que a vereadora Maria Celeste (PT) falou sem seu pronunciamento, o programa federal bolsa-família não tem o mesmo objetivo do bolsa-escola do governo FHC. "Na época de Fernando Henrique, o programa primava pela valorização das crianas e adolescentes na escola", registrou. (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)