Lideranças
No período de Lideranças da reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quinta-feira (29/1) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
TRABALHO - Pedro Ruas (PSOL) comentou notícia publicada ontem (28/1) informando que em 2009 está prevista a perda de 50 milhões de postos de trabalho no mundo. É um dado assustador, maior que qualquer exército do mundo, considerou. Comentou ainda Moção de Apoio aprovada na Casa, sobre projeto da deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) que proíbe, por seis meses, a demissão imotivada de funcionários no País. Por isso estaremos em Genebra, na Suíça, buscando apoio para essa proposta, comunicou ao ressaltar que todos têm responsabilidade e devem se preocupar com a perda de empregos. (RA)
LIDERANÇA - Valter Nagelstein (PMDB) agradeceu cumprimentos recebidos pela ascensão ao cargo de líder do governo. Estarei à disposição de todas as bancadas em assuntos que dizem respeito a Cidade. Aproveitou e convidou os vereadores para visita ao Centro Comercial de Compras, amanhã, às 11h30min. Vamos até o local para que todos possam conhecer e dirimir dúvidas. Também falou que a prefeitura já constituiu um grupo de trabalho para dar atenção às famílias desabrigadas da Vila Chocolatão. Vai ser coordenado pela Secretaria de Coordenação Política e Governança Local e contará com a participação de diversos órgãos do governo. (RA)
BOLSA - Maria Celeste (PT) elogiou o governo federal por não só manter o programa Bolsa-Família em 2009, como aumentar o valor do benefício. Vejo com satisfação que, apesar de toda crise mundial, Lula mantém como prioridade as áreas social e da saúde. Disse que com essa proposta o governo tira da miséria e da exclusão social mulheres, crianças e adolescentes. Comunicou que também são contemplados com o benefício famílias indígenas, pessoas em situação de risco, resgatadas das ruas e do trabalho escravo, além de remanescentes dos quilombos. (RA)
FRASE - João Dib (PP) falou sobre frase de Getúlio Vargas gravada nas escadarias da Prefeitura de Porto Alegre. Lá diz que o Trabalho é o Maior Fator da Dignidade Humana. O vereador disse, por isso, discordar do governo federal que, ao invés de dar trabalho à população dá dinheiro. Não vejo sentido em elogiar o Bolsa Família, considerou. Para Dib, se o governo desse emprego, as famílias se tornariam consumidoras. Criticou também o presidente Lula que tem mandado as pessoas gastarem. Não sei o que pode comprar uma pessoa que ganha R$ 400,00. (RA)
DEMOCRACIA - Reginaldo Pujol (DEM) saudou as sessões representativas da Câmara Municipal como um espaço democrático para discussão de idéias e pontos de vistas dos vereadores. Comentou que ao longo dos dias de comissão, os parlamentares puderam discutir assuntos locais, estaduais e até do país. Pujol destacou ainda que, ao contrário do que a vereadora Maria Celeste (PT) falou sem seu pronunciamento, o programa federal bolsa-família não tem o mesmo objetivo do bolsa-escola do governo FHC. "Na época de Fernando Henrique, o programa primava pela valorização das crianas e adolescentes na escola", registrou. (ES)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)