Cece

Comissão visita secretário de Cultura para tratar de retomada do Carnaval

Cece faz visita à Secretaria Municipal de Cultura. Vereadoras Fernanda Barth e Daiana Santos se reúnem com o secretário Gunter Axt.
Vereadoras colocaram Cece à disposição para enfrentar o tema da retomada cultural na capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na tarde desta terça-feira (28/9) sua primeira visita técnica na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), para discutir sobre a nova perspectiva do Carnaval e da retomada dos projetos culturais para a Capital. Na oportunidade, as vereadoras Fernanda Barth (PRTB), presidente da comissão, e Daiana Santos (PCdoB) aproveitaram para conhecer a estrutura da Pasta e projetos da atual gestão.

Carnaval

O secretário da SMC, Gunter Axt, explanou sobre o projeto de revitalização sustentável do Porto Seco que está sendo finalizado pelo secretário-adjunto da Cultura, Clovis André Silva, e que se dará através de uma Parceria Público Privada (PPP), com o intuito de ser utilizado o ano inteiro. “No momento, o Porto Seco se encontra ocioso e precisa de muitos reparos na sua estrutura física e na adequação da utilização dos espaços no local”.

Segundo o secretário, a ideia é que se reestruture o Carnaval como algo contínuo, pois culturalmente faz parte da história do porto-alegrense e está se perdendo. “E queremos que durante todo ano o Porto Seco funcione com operações públicas, incluindo um posto fixo da Guarda Municipal, uma extensão da SMC através de oficinas e outras atividades como o Ateliê Livre”, complementou Axt.

O secretário-adjunto ressaltou que o Executivo ainda busca recursos através de concessões que permitam uma sustentabilidade a longo prazo e que o projeto está sendo estruturado. “Temos conversado com as entidades carnavalescas para fazer algo que tenha continuidade e contamos também com a Lei Rouanet”. Conforme Silva, as empresas privadas entrarão no edital através de consórcio em que cada uma ficará responsável por parte da execução do projeto, como a execução da infraestrutura e operacionalização, por exemplo. “Será um espaço de cidadania, sendo uma estrutura orgânica localizada na zona norte da capital”, finaliza.

Projetos

Além da pauta do Carnaval, foi discutida a questão de como se encontram os demais projetos culturais de Porto Alegre. Fernanda Barth destacou quem em razão da pandemia a Capital parou culturalmente e precisa agora de um planejamento para que esse processo seja retomado. “A SMC tem o nosso total apoio para que juntos, Executivo e Legislativo, possam trabalhar para tornar nossa cidade uma referência cultural novamente”.

Daiana Santos também disse estar ansiosa para que esse projeto da SMC chegue até a Câmara para os vereadores tenham um instrumento para debater com a população. “Precisamos ocupar os espaços ociosos da nossa cidade com cultura e o Executivo tem o nosso apoio para enfrentar esse tema”.

O secretário lembrou que o Legislativo será fundamental nesse processo de ampliação dos espaços culturais na cidade. “Um exemplo disso é que quando a peça orçamentária chegar à Câmara, esses possam destinar uma rubrica para a Usina do Gasômetro”.

 Encaminhamento

Como encaminhamento, ficou agendada para o dia 26 de outubro, na Cece, a apresentação do projeto das PPPs na restruturação do Porto Seco.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)