Cuthab

Comissão visitará arroio que coloca casas em risco na Bom Jesus

Situação em que vivem as famílias de rua – Bairro Bom Jesus.

CONVIDADOS: DEMHAB – Diretor-Geral: Sr. André Machado e Diretor-Geral Adjunto: Sr. Darcy Nunes; DMAE – Diretor-Geral Adjunto: Sr. Alexandre Garcia; DMLU – Diretor-Geral: Sr. Paulo Marques e Diretor-Geral Adjunto: Sr. Vicente Marques; Defesa Civil – Coordenador Municipal: Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior e Coronel Fabrício José Breyer Gonçalves; Comunidade – Sra. Silvia Souza, Sra. Solange Cardoso Duarte Ribeiro e Sra. Valdinéia de Melo.
Famílias reclamam de riscos causados pelo arroio (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) reuniu nesta terça-feira (30/11), representantes das secretarias de governo do município e representantes da comunidade do bairro Bom Jesus para falar sobre a situação do arroio Doce, que tem levado risco às famílias da região. O vereador Cassiá Carpes (PP) presidiu a reunião, que foi sugerida pelo vereador Mauro Pinheiro (PL). Ao fim do encontro ficou definida uma visita ao local com todas as secretarias envolvidas na demanda, juntamente com a comunidade, para identificar os problemas e encaminhar soluções. 

Foram apresentadas imagens mostrando a erosão do arroio e as residências bem próximas do local, com possibilidade de queda de crianças e adultos ao tentar atravessar.  A moradora Silvia Souza destacou que o local é travessia de crianças para uma escola do bairro e que o problema é antigo. “Uma secretaria passa para outra e não acontece nada. Está cada vez pior”, disse.

O Departamento de Água e Esgotos (DMAE) destaca que a única solução para o local é uma obra que necessita da remoção das famílias. A representante da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Rosane de Oliveira, explicou que a secretaria pode oferecer aos moradores de área de risco moradias populares, mas que nem todos aceitam pela distância do local onde residem atualmente. “Vamos fazer uma consulta ao Ministério de Desenvolvimento Regional para ver a possibilidade de ofertar moradia a estas pessoas. Vou levar isto aos setores responsáveis”, assegurou.

A Defesa Civil, através  do coronel Fabrício José Breyer Gonçalves, disse que o órgão atua em conjunto com as demais secretarias para identificar as situações de risco e se colocou à disposição para coordenar ações no local. O representante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Emerson Correa, também disse que o departamento está à disposição para retirada de focos de lixo.

Vereadores

Roberto Robaina (PSOL) destacou que o problema é antigo e criticou a política habitacional da cidade, com aluguéis muito baixos ou empreendimentos distantes fazendo com que as famílias prefiram ficar em locais de risco. 

Karen Santos (PSOL) lembrou que o papel da comissão é fiscalizar e cobrar a prefeitura para que tenha projetos e resolva a situação. Pediu  ainda que haja registro protocolar com prazos e repasses para que o histórico não se perca.

Os vereadores Hamilton Sossmeier (PTB) e Pablo Melo (MDB) também participaram da reunião.

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)