COMISSÕES

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude apresenta projetos na Cece

Reunião de Comissão - 8ª Reunião (ordinária) da CECE - SMELJ apresenta políticas do departamento no município
Cece contou com apresentação de políticas para a juventude do município (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

As políticas para a juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) foram debatidas na reunião desta terça-feira (4/4) da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro foi conduzido pelo presidente da comissão, vereador Mauro Pinheiro (PL).


O diretor de Juventude da SMELJ, Neilson Ribeiro, foi à comissão para apresentar os projetos feitos pela secretaria no município. Ribeiro abordou o programa de aprendizagem profissional, que visa a efetivação do direito do jovem à profissionalização, e também a implementação do programa nas repartições da prefeitura de Porto Alegre, com a ideia de disponibilizar as estruturas públicas para a realização dessas mudanças práticas, tornando a secretaria uma unidade executora de medidas socioeducativas. “Todo nosso corpo técnico está trabalhando muito para que a gente possa implementar esse programa”, disse o diretor.

Ribeiro também comentou que o programa abrange adolescentes de 14 a 24 anos e tem como objetivo principal fazer com que o jovem conheça o ambiente de trabalho das repartições e, com isso, fortaleça a convivência com a liberdade que precisa ter para sair da vulnerabilidade. “A gente tem como prioridade lidar com a vulnerabilidade desses jovens”, afirma.

Mauro Pinheiro comentou sobre a importância dos parlamentares protocolarem emendas impositivas para o auxílio às secretarias, pois todo projeto necessita de recursos. "A gente conhece a realidade, então quando a gente vê um projeto que vai levar pra aquilo que a gente viveu, vai tocar no coração. Então vocês podem ter certeza que a gente vai estar à disposição no que for preciso”, afirmou.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)