Plenário

Comunicações /Sessão Plenária

Os discursos de Comunicações da sessão plenária de hoje (5/3) trataram dos seguintes temas:

MULHERES - Sofia Cavedon (PT) falou sobre a semana que a Casa destina para homenagear as mulheres. “Este ano escolhemos dar ênfase à violência”, disse a vereadora. Na opinião da parlamentar, várias questões já evoluíram, mas a que diz respeito à violência ainda não. “Hoje as mulheres avançaram muito no estudo, no salário e até chegaram à Presidência da República, mas a integridade física e emocional ainda continuam abaladas”, considerou a vereadora. Na opinião de Sofia, é necessário achar a raiz desta violência. “Precisamos fazer uma profunda reflexão deste comportamento que vitimiza milhares de mulheres”, disse a parlamentar, sugerindo que muitos homens deveriam parar para refletir. “Estes vivem numa sociedade machista que ainda transforma as mulheres em objeto”. (RA) 

TRABALHOS - Reginaldo Pujol (DEM) reclamou que o andamento dos trabalhos na Casa não está ocorrendo conforme combinado nas reuniões de Mesa. “Temos cinco vetos trancando a pauta e vejo que os meus pares estão discutindo outros temas”, disse o parlamentar. Falou que esteve fora representando o Legislativo na posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado e ficou surpreso que ao chegar na Casa o andamento era outro. “Não estamos fazendo nem bem uma coisa nem outra”. (RA)
 
ÔNIBUS - Dr. Thiago (PDT) parabenizou a EPTC, que desde o inicio de março aumentou o horário de ônibus para o extremo sul da cidade. “Ouviu o apelo daquelas comunidades”, disse o vereador. Segundo ele, o resultado é consequência de trabalho técnico da EPTC. “Através de levantamento, pode concluir pela necessidade de dez novos horários pelas linhas 267- 1 e 267- 2 no sentido bairro-centro”. Dr. Thiago falou ainda que outros estudos estão sendo feitos. “Tudo se deve aos novos loteamentos que estão abrigando cerca de 3 mil novas pessoas nesta região da cidade”. (RA)
 
DMAE - O vereador Carlos Todeschini (PT) registrou pedido de novos esclarecimentos da diretoria do Dmae ao Legislativo Municipal sobre fluxos e motivos da existência de R$ 300 milhões em caixa no departamento. O parlamentar lembrou ainda que “ o Dmae possui, desde 2003, o Plano Municipal de Água”, ressaltando que o mesmo foi estabelecido na sua administração, com obras previstas para atender o extremo sul da cidade. Todeschini acredita que “o valor em caixa pressupõe erro, tarifas elevadas ou incompetência”, ao afirmar que “várias coisas que deveriam ser feitas e não foram”. Carlos Todeschini quer explicações também sobre “a alteração do projeto  que levou a morte de dois operários na casa de bombas da Hípica”. Além disso, o vereador afirmou a existência de assédio moral a funcionários do Dmae, reforçando a necessidade de esclarecimentos.(AS)
 
SAÚDE - Nelcir Tessaro (PSD) reforçou pedido de atenção à Secretaria Municipal de Obras aos problemas de desnível no Viaduto Nilo Peçanha, “situação que pode causar acidente fatal”. Além disso, o parlamentar manifestou preocupação com a saúde pública, citando o atendimento de emergência do Hospital da PUC, “o qual possui um aviso de que problemas de emergência serão resolvidos em 24 horas; mas houve um caso recente, em que o paciente ficou quatro dias em cadeira de rodas, nesta emergência, aguardando internação”. O vereador sugeriu o espaço “Largo da Epatur” para construção de um novo Pronto-Socorro, “com o propósito de criar mais espaço ao atendimento”, ao criticar que “se fala em Copa do Mundo, mas não se fala em ampliar o atendimento à saúde para todos”.(AS)
 
PROPOSTA - O vereador Nilo Santos (PTB), criticou a manifestação do vereador Todeschini contra a administração do Dmae e sugeriu uma comparação entre a atual gestão desse Departamento, com o período em que Todeschini dirigiu o Dmae, “quando a comunidade de Campo Novo tinha abastecimento de água através de carro-pipa”. Nilo Santos defendeu que “o nosso trabalho se destina a construir propostas de crescimento à cidade, com projetos e propostas aos problemas diários”, ao contestar a sugestão de retorno do diretor do Dmae à Câmara Municipal, para esclarecer dúvidas ao vereador Todeschini.(AS)
 
ASFALTO - Paulinho Rubem Berta (PPS) defendeu a gestão do Dmae e sugeriu que os questionamentos encaminhados ao Dmae “sejam respondidos por escrito ao vereador Todeschini”. O parlamentar ressaltou a necessidade de providências da Secretaria Municipal de Obras e Viação no Núcleo 34 e pediu agilidade ao secretário Cássio Trogildo para colocação de capeamento asfáltico na Rua Wolfran Metzler, desta região.(AS)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Angelica Sperinde(reg.prof 7862)